Foto: Reprodução/SagresTV

Um dos símbolos da velha Campininha, o Colégio Pedro Gomes começou a funcionar em 1950.  O jornalista e contador Wander Arantes estudou lá, de 1960 a 1964. Ele conta que era motivo de orgulho fazer parte da escola, onde foi formada boa parte dos que, mais tarde, ocupariam funções de destaque na sociedade.  “Era a conquista de uma oportunidade no melhor colégio existente. Isso nos dava um status invejado por toda Goiânia”, relembra.

Wander Arantes foi deputado estadual e é conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Município (TCM). Além dele, muitos outros ex-alunos se destacaram , como o deputado estadual Helio de Sousa, o Ator Stepan Nercessian, e o cantor Lindomar Castilho. O jornalista Jales Naves estudou lá de 1962 a 67. Ele e Wander contam que o Pedro Gomes chegou ter 4 mil alunos  e foi considerado um dos melhores colégios públicos do Brasil, e temem pelo futuro do colégio, que atualmente é um centro de ensino em tempo integral. “Eu vi o Colégio Estadual José Carlos de Almeida, o Rui Barbosa, deixaram de funcionar. Não queremos o mesmo para o Pedro Gomes”, afirma.

Para resgatar os tempos de ouro do colégio, ex-alunos têm se reunido há cerca de cinco anos. Criaram um grupo de mensagens com mais de 100 participantes, o “Somos Pedro Gomes”. Desde então, algumas propostas têm sido estudadas. “Procuramos ex-alunos que eram dirigentes da Federação do Comércio e da Assembleia Legislativa. A Fecomércio ficou de estudar a possibilidade de o Sistema S participar do projeto, mas nada ainda saiu do papel”, conta Jales Naves.

Na última sexta-feira (27), foi realizada uma reunião anual dos ex-alunos do Colégio Estadual Pedro Gomes. Dez ex-alunos, ex-professores e pessoas que eram ligadas ao colégio serão homenageadas com uma medalha. Um dos homenageados será o ex-prefeito Nion Albernaz, que morreu há dois anos, e  foi professor no Pedro Gomes. A família vai receber a homenagem.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/IRwq5sPU5Kk” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}