Foto: Divulgação/Amma

O Parque Bernardo Élis recebeu neste sábado (29), 300 novas mudas . A ação foi realizada por um grupo de guardiões ambientais mirins acompanhados por representantes da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Os agentes também fizeram visitas às casas próximas ao parque levando orientações sobre como evitar o desperdício de água e a importância da preservação das árvores e do cerrado.

O cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil. Espalhado pelos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Maranhão Mato Grosso, Mato Grosso do Sul Piauí e Distrito Federal, ele representa aproximadamente 22% do território nacional. Porém, o cerrado corre um grande risco de extinção. Isso porque 80% da biodiversidade já sofreu alteração. É o que mostra uma pesquisa feita pela ONG World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil).

Em Goiás essa realidade é ainda mais alarmante. A pesquisa mostra que quase 90% do cerrado goiano já foi alterado. Segundo a pesquisa, 60% foi modificado para implantação de pastos, 6% para a agricultura, 14% para ocupação urbana e construção de estradas. Somente 19% de cerrado ainda se encontra conservados.

Atualmente a área de preservação representam apenas 1% de todo bioma do estado. Os números são baixos se comparados aos outros estados ondo a porcentagem é de 2,5%.

Um projeto de Lei que tramita no Senado, propõe a redefinição da porcentagem de área de preservação do cerrado, que atulamente é de 20%. Se aprovado o projeto, subirá para 35%.