Ignorado pela maioria dos homens, os acessórios representam uma ótima alternativa para quem está começando a se aventurar pelo mundo da moda. Eles são capazes de mudar totalmente um look, sem parecer que se está usando a mesma roupa.

Como o próprio nome já diz, eles são acessórios às roupas que se veste. Não se trata de peças extravagantes e chamativas. Apenas que não deixaram o básico tão básico, como sapatos, cintos, meias, gravatas, entre outros.

Não quer dizer que acessórios mais marcantes não sejam apropriados ou que não se deva usá-los. Este tipo de composição, em que se parte do acessório, não é a pauta de hoje. Ao longo das nossas postagens, avançaremos neste e em outros temas.

Veja alguns exemplos de bom emprego dos acessórios:

sapatos
(foto: internet/divulgação)

Sapatos

Tenhamos em mente sempre uma camisa básica e uma calça. Aposte nos modelos clássicos como o Oxford, o Brogue e o Mocassim e aposte em cores, além do preto, como o marrom. No caso do mocassim, no vermelho, verde, por exemplo.

meias
(foto: internet/divulgação)

Meias

Aposte em cores menos tradicionais, como azul, vinho ou roxo, mas é claro, dependendo da ocasião. Situações mais formais pedem cores mais tradicionais.

gravatas
(foto: internet/divulgação)

Gravata

São fundamentais em um look formal. Modelos tradicionais ou slim dependem mais do estilo do que da ocasião. E o principal, esta é uma peça onde você pode ousar na escolha de estampa (exceto aquelas de desenhos animados, por mais que pareçam “legais” creio que você não quer passar uma imagem infantil) e cores.

abatoadouras
(foto: internet/divulgação)

Abotoaduras

Infelizmente este é um acessório que caiu no esquecimento para algumas pessoas, onde muitas vezes é usado somente pelo noivo em seu casamento. Porém, por mais que elas sejam tradicionais, podem dá uma grande sofisticação ao seu visual, mesmo em uma camisa que não seja punho-duplo.

pulseiras
(foto: internet/divulgação)

Pulseiras

Esqueça por um momento dos braceletes de couro e invista um pouco mais nas pulseiras de couro masculina pois são acessórios versáteis, capazes de complementar seu look formal ou casual.

cintos
(foto: internet/divulgação)

Cintos

Esta a peça da discórdia. Houve uma época, principalmente em São Paulo, onde os homens usavam cintos de algodão com a ponta caída achando que era a coisa extraordinária do mundo. Se me perguntassem a coisa mais cafona dos anos 2000 eu citaria isso. Outro grande erro é achar que o cinto segurará uma calça 44 sendo que você deveria usar 40. Cinto são acessórios e esta é a sua única finalidade. Não só nos modelos mais tradicionais, mas também nos casuais, invista em cintos de couro. É claro, em um look formal sempre use cinto, ele é mais indispensável até mesmo que uma gravata.

oculos
(foto: internet/divulgação)

ÓCULOS

São acessórios que dependem mais do tipo de rosto ao ser escolhidos. Modelos tradicionais são sempre boa escolhas. Talvez uma ressalva aqueles modelos para esporte, que não ficam bem ao menos que você o use para praticar esportes.