Foto: Reprodução/Instagram/Mayara Mendanha

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), neste domingo (1º). Segundo a assessoria, o prefeito está bem, mas deve continuar internado pelos próximos. O tratamento deve durar ainda 20 dias. Em vídeo divulgado nas redes sociais na noite de ontem, o prefeito informou que a doença é grave e que ele está em estado regular.

O prefeito espera receber alta do hospital até o fim de semana. “Já estou saindo de um estado mais grave. Diziam que estava com coronavírus, porque fui à China, ou que tinha feito uma (cirurgia) bariátrica, e vocês estão vendo que não tenho corte (o prefeito fez o vídeo sem camisa). De toda sorte o problema é sério e exige cuidados”, disse, com intenção de desmentir boatos sobre seu estado de saúde. O prefeito esteve na China em setembro do ano passado. Ele foi a convite da Huawei Technologies Co. Ltda para conhecer as instalações da empresa de tecnologia e equipamentos para redes e telecomunicações em Shenzhen, na China.

O vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Veter Martins (MDB), também está de licença médica por ter se submetido a uma cirurgia. A assessoria não divulgou mais informações sobre seu estado de saúde. Por isso o vereador Vilmar Mariano (MDB) assume interinamente a prefeitura nesta segunda-feira (2). Gustavo foi internado dia 25 de fevereiro com fortes dores de cabeça. O diagnóstico foi de trombose cerebral, que resultou em um coágulo venoso e o levou a ficar internado por 3 dias na UTI do Hospital Santa Mônica. Não há previsão de alta. Os médicos investigam a causa do coágulo que provocou a trombose. 

Entenda o que é trombose

A trombose é resultado da formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e coxas. O coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando esse coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

A embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a resultando em lesões graves. A trombose pode ocorre, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo.