(Foto: Divulgação / Governo de Goiás)

Com previsão de inauguração dia 16 de março, a Policlínica de Posse começou nesta segunda-feira (02) o atendimento à população do nordeste goiano. A policlínica faz parte do plano de regionalização da saúde em Goiás e prevê o atendimento de moradores de 31 municípios goianos que integram as Regiões Nordeste 1 e 2, além do Entorno Sul e Norte. A unidade não atenderá urgência e emergência, por isso não funcionará à noite, nos feriados nem nos fins de semana.

A policlínica atenderá apenas consultas e exames médicos. A Secretaria de Saúde de Goiás estima que mais de 1 milhão de pessoas sejam beneficiadas pelos serviços da unidade. Inicialmente, a Policlínica de Posse vai funcionar com médicos nas áreas de ortopedia, pediatria, dermatologia, obstetrícia, pneumologia, ginecologia, endocrinologia, gastroenterologia e médico da família. A ampliação do atendimento o atendimento tem início gradativo, até atingir a capacidade máxima.

Conforme as consultas forem sendo realizadas, os pacientes vão encaminhados para realização de exames e tratamentos. A confirmação da data de inauguração, antes marcada para 28 de fevereiro, depende da agenda do presidente Jair Bolsonaro. Confira abaixo mais informações sobre o funcionamento da nova unidade de saúde.

Qual o número de médicos? Quais as especialidades?

A Policlínica contará com 19 especialidades médicas e oferecerá mais de 25 tipos de exames e outros serviços, como atenção farmacêutica, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia e hemodiálise. O atendimento será gradativo até atingir a capacidade máxima. A partir desta segunda-feira, a unidade funcionará com 12 médicos. Os profissionais são das áreas de ortopedia, pediatria, dermatologia, obstetrícia, pneumologia, ginecologia, endocrinologia, gastroenterologista e médico da família. Até a tarde desta quarta-feira (26) já estavam agendadas para a primeira semana (2 a 6 de março) o atendimento de 171 pacientes.

Quantos exames marcados?

O agendamento de exames será realizado a partir das solicitações dos médicos após a primeira consulta.

Qual a estrutura física e de equipamentos para exame?

A Policlínica de Posse tem 3,775 metros quadrados de área construída e conta com recepções, sala de espera, consultórios, salas para exames, posto de coleta laboratorial, farmácia, posto de enfermagem, central de esterilização de materiais e salas de administração da unidade. A unidade tem equipamentos para realizar os seguintes tipos de exames: audiometria, biometria ultrassônica, campimetria, cistoscopia, colonoscopia, colposcopia, doppler vascular, ecocardiograma, eletrocardiografia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, endoscopia digestiva alta, espirometria, mamografia, mapeamento de retina, nas holter/MAPA, nasofibroscopia, patologia clínica, radiologia, ressonância magnética, teste ergométrico, teste ortóptico, tomografia, tomografia, ultrassonografia e urodinâmica. Também oferecerá serviços de fonoaudiologia, fisioterapia, hemodiálise, nutrição, odontologia, psicologia, além de assistência social aos pacientes.

Como agendar consulta?

Os atendimentos são realizados de segunda-feira à sexta-feira, das 7 horas às 19 horas. O paciente precisa marcar a consulta, o exame ou o tratamento médico para ser atendido. Para isso, o primeiro passo é procurar uma unidade básica ou posto de saúde do município onde mora. Um médico ou profissional de enfermagem vai atendê-lo e fazer o pedido de encaminhamento para a Policlínica. A Secretaria Municipal de Saúde do município encaminhará o pedido de atendimento para ser agendado na Policlínica de Posse. O paciente será informado do dia ou horário da sua consulta por carta, telefonema ou mensagem via celular. Depois do tratamento na Policlínica, o paciente volta a ser acompanhado pelo pessoal da unidade de saúde da sua saúde.

O funcionamento será parcial ou integralmente?

O início das atividades será parcial, até atingir a capacidade máxima de atendimento. No auge de sua capacidade operacional, a Policlínica atenderá mais de 10 mil consultas mensais em diversas especialidades médicas e até 25 mil exames de diagnóstico por mês.