Sagres em OFF
Rubens Salomão

Gustavo Mendanha volta a buscar em Brasília por apoio de PP e PL a projeto de oposição

Ouça “#371: Gustavo Mendanha volta a buscar em Brasília por apoio de PP e PL a projeto de oposição” no Spreaker.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), voltou a cumprir agenda em Brasília na tentativa de atrair partidos maiores para a o grupo que pretende liderar na oposição ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em Goiás. O pré-candidato teve agendas com os comandos nacionais de Progressistas (PP) e Partido Liberal (PL) e afirmou a aliados que está otimista sobre a adesão das siglas. O martelo ainda será batido junto aos pelos presidentes nacionais Valdemar da Costa Nelto, do PL, e Ciro Nogueira, do PP.

Os dois líderes nacionais mostram boa recepção a Mendanha, mas preferem esperar até próximo ao fim do prazo de filiações para tomar qualquer decisão. Enquanto isso, o prefeito de Aparecida avalia ter garantido o apoio de Podemos e Patriota para o pleito estadual de outubro e pretende confirmar também a composição com os nanicos Democracia Cristã (DC), Avante e PTC (que passa a se chamar ‘Agir’).

Também com o objetivo de construir base para a disputa ao governo, Mendanha tem agenda neste fim de semana com a Associação Goiana dos Ex-prefeitos (Agexp). O prefeito participará neste sábado (12), do evento “Gestão Inteligente e Política do Estado”, organizado pela associação, que é presidida pelo ex-prefeito de Niquelândia, Ronan Batista. A expectativa é de que cerca de 300 pessoas participem, entre ex-prefeitos e prefeitas, ex-vices, primeiras-damas e lideranças políticas.

Foto: Adversários, Mendanha e Caiado estiveram em inauguração de Hospital em Aparecida. (Crédito: Divulgação)

Possibilidades

Em entrevista à Sagres nesta semana, o presidente regional o PP, Alexandre Baldy, deixou abertas as possibilidades de composição do partido tanto com o governador Ronaldo Caiado quanto com Gustavo Mendanha.

Como é?

“Nós vamos concluir esse período de filiação de pré-candidatos nas chapas estaduais e federais e certamente iniciaremos dentro do partido a discussão de quem são os potenciais candidatos ao governo do Estado que o partido irá se coligar e irá apoiar, se é o governador Ronaldo Caiado ou se é Gustavo Mendanha. Todas as possibilidades se abrirão”, afirmou Baldy.

Em casa

Profissionais de Educação em Aparecida cobram o cumprimento de promessas feitas pelo prefeito e realizam novo protesto nesta quinta-feira (10). As manifestações não contam com a participação do Sintego, que é o sindicato oficial.

Cobranças

A pauta de reivindicações inclui o pagamento do piso salarial com reajuste de 33%, data-base para as funções administrativas, progressões verticais para os professores e administrativos, correção da extensão de carga-horária para agentes educativos e gratificações para os coordenadores.

Nem um piu

Deputados da base do governo optaram por manter silêncio público sobre a articulação do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (sem partido), que acertou com Sebastião Tejota a dança de cadeiras entre TCE e TCM no processo eleitoral. Na prática, garantem maioria para autorizar as novas indicações, mas não pretende comprar a briga com o governador.

É que…

Depois de não ter participado, seja para ajudar ou impedir o acordo, começou ontem movimento de reação vindo do Palácio das Esmeraldas. Como mostrado aqui, o Caiado não havia dado aval às mudanças e, agora, articuladores caiadistas entraram no jogo e questionam a não inclusão nas conversas.

Dança

Pelo acordo firmado, Lissauer passaria a ocupar a cadeira de conselheiro do TCE e Sebastião voltaria a ser candidato a deputado estadual, com articulação até para ser o próximo presidente da Casa. O acerto ainda inclui aposentadoria de Valcenor Braz do TCM, que abriria vaga para indicação do vice-governador Lincoln Tejota.

Alterações

Pesa no governo a possibilidade de a presidência da Alego ficar nas mãos de Henrique Arantes (MDB), além do comando da CCJ, por conta da saída de Humberto Aidar para o TCM, ficar com Dr. Antônio (União Brasil). Os dois são aliados, mas já tiveram entreveros com o governo ao longo do mandato.

Foto: (José Cruz/Agência Brasil)

Última hora

Henrique Meirelles (PSD) volta hoje à noite a Goiânia para reuniões políticas sem agendamento prévio. Diferente da rotina estabelecida desde o ano passado, desta vez o ex-ministro aparece que aviso com antecedência.

Confirma

Aliados esperam que ele rechace todos os boatos de que não será candidato ao Senado nas eleições deste ano. Outros mais céticos não descartam de o ex-ministro anunciar até mesmo a confirmação dos boatos e realmente pular fora da pré-candidatura.

Na agenda

A previsão é de que Meirelles tenha conversas com lideranças que o apoiam nesta noite, como Vanderlan Cardoso, Sabrina Garcêz e Vilmar Rocha, e converse com a imprensa nesta sexta-feira (11).

Mais lidas:

Leia também: