No futebol mundial poucos jogadores ficam mais de cinco anos como titulares de uma equipe, e quando acontece de um ou outro ficar dez anos é um caso raríssimo. Para pertencer a esse seleto grupo de jogadores que conseguem ficar como titulares por uma decada, sem dúvida, é preciso que o cara seja acima da média. Além do talento nato, o atleta tem que ter uma dedicação aos treinamentos superior aos outros e ter vício para jogar, não importando o jogo – se amistoso ou não – independente do lugar, seja no Maracanã, Morumbí, Serra Dourada ou qualquer campo.
O caso do goleiro Harlei, do Goias, se encaixa nesse perfil, pois é um atleta que sempre foi e é super dedicado à sua profissão, tanto é verdade que seu reserva imediato, o bom goleiro Rodrigo Calaça, às vezes é motivo de piada em função de sua longevidade no banco do Verdão, assistindo o titular que é um fominha por natureza.
Quando se fala num Rogério Ceni, no São Paulo, até a mais alta autoridade tricolor respeita e enaltece tudo que o goleiro fez ao time do Morumbí. Quando se fala no Marcos do Palmeiras, o grau de respeito é semelhante ao que todos tem por Ceni. E não são apenas os dirigentes que os respeitam, as duas torcidas tem por esse dois jogadores uma admiração que beira o fanatismo e um reconhecimento por tudo que estes atletas conquistaram vestindo as camisas de Sao Paulo e Palmeiras além, claro, do fato de serem titulares absolutos há mais de uma década de suas respectivas equipes.
Harlei, no Goiás, pode ser comparado aos dois em termos de longevidade como titular pois há quase onze anos veste a 1 do esmeraldino e com muitas conquistas, além do fato de ao longo desse período sempre tertido atuações brilhantes. São Harlei, milagreiro, santo verde, muralha são alguns adjetivos usados para definir as atuações desse goleiro.
É difícil dizer prontamente quando foi que ele tomou o que chamamos de “frango” ou “perú”. Claro que ele já falhou muitas vezes, mas por sorte o Goias perdeu poucas partidas por conta dessas falhas e consequentemente o torcedor as esquece fácilmente quando o time não sai derrotado.
Sendo assim, porque esse ótimo goleiro nunca foi unanimidade entre os torcedores do Goiás? Esse moço tem uma folha corrida extraordinária no Clube e não é idolatrádo por grande parte da torcida que o vê como um paneleiro, e alguém cujos treinadores tem que ficar bem com ele pois caso contrário não duram muito tempo no cargo. Será que esse pessoal tem razão ao pensar assim de um jogador que desde o século passado é titular?
Penso que, ao longo da carreira, faltou ao Harlei uma pessoa para orientá-lo nesse sentido, ou seja, trabalhado melhor a imagem e aconselhá-lo em certas posições e entrevistas . Esse jogador deveria ser unanimidade no futebol, Goiano,mas por conta de algumas entrevistas ruíns com palavras mal colocadas e desnecessárias,ele trouxe pra si esta imagem.
Me lembro de uma fala dele na Radio 730 há uns 5 ou 6 anos em que falou que tinha desprezo pelo Vila Nova e expõs as suas razões dizendo que os dirigentes não cumpriram a palavra com ele e, por conta disso tinha esse conceito a respeito do Clube que lhe abriu as portas para que se consolidasse como profissional. Uma entrevista lamentável pois não separou a instituição e sua torcida dos maus dirigentes e demonstrou com isso uma certa propensão para a ingratidão, algo que uma unanimidade jamais deve demonstrar.
Além disso, ele nunca se preocupou em mudar essa imagem de paneleiro e derrubador de técnico. Qualquer profissional, seja em qualquer atividade, jamais deve pensar que a vida dele começa e termina numa mesma empresa, pois a gente nunca sabe o dia de amanhã e cultivar boas relações é sempre algo salutar.
Mas devo dizer que não concordo com a campanha que muitos torcedores fazem contra ele. É esquecer tudo de bom que esse jogador fez, é não saber reconhecer as virtudes da pessoa. Nós goianos somos muito agressivos nesse particular,temos dificuldades em valorizar os feitos dos outros. Paolo Maldini jogou muitos anos no Milan encerrou a carreira e é endeusado por todos em Milão. Franco Baresi ídem. No Brasil Ademir da Guia é amado e idolatrádo pelos paulistas, um símbolo do Palmeiras .
Ter um goleiro como o Harlei,engrandece o futebol goiano. Ele sempre esteve entre os melhores do Brasil e deve ser reconhecido por isso. É evidente que nada é eterno assim como a carreira dele que está nos anos finais depois de tanto tempo sendo uma figura notável e goleiro extraordinário. Sem dúvida todos dirão que foi o maior goleiro da história do futebol goiano, não só do Goias Esporte Clube, por isso todos todos devem reconhecer e enaltecer o que representou e representa o senhor Harlei Menezes.
Não estou fazendo campanha pra ninguem e não é meu papel, apenas entendo que o torcedor e dirigente tem todo direito de se manifesar, mas nunca deixar de reconhecer as virtudes as conquistas quando são inquestionáveis como é este caso. Esqueçamos os defeitos,miremos nas virtudes.