Comandando o Vila Nova Futebol Clube, Hemerson Maria em duas oportunidades quase realizou o sonho da massa coloarada… O acesso para elite do futebol nacional. O técnico após deixar o Onésio Brasileiro Alvarenga trabalhou em três times, porém sem sucesso.

Figueirense em 2019

Botafogo-SP em 2019

Chapecoense em 2020

Hemerson Maria recebe uma nova oportunidade, um novo clube de Série B do Brasileirão abre as portas para o profissional.

O técnico vai comandar o Brasil de Pelotas que demitiu Gustavo Papa. 

Bolívar que é o atual técnico do Vila Nova, dirigiu o clube gaúcho na temporada passada. 

O treinador chega ao Xavante com seu auxiliar Emerson Nunes e o preparados físico Alexandre Souza, após deixarem a Chapecoense no início do ano. Além de tentar tirar o Brasil-RS da lanterna do Grupo B no estadual, Hemerson Maria ainda tem como objetivo reverter o resultado adverso contra o Brusque na Copa do Brasil para avançar à quarta fase, e comandar o time na Série B do Brasileirão.

No Vila Nova, Hemerson Maria esteve à frente da equipe em 95 partidas com 36 vitórias em dois anos de clube. Nas duas edições de Série B que comandou, em 2017 e 2018, o Tigre brigou pelo acesso à Série A do futebol brasileiro deixando a vaga escapar nas rodadas finais. Apesar disso, sempre tem seu nome lembrado no Onésio Brasileiro Alvarenga.