Dia 14 de junho é o dia mundial do doador de sangue, e o Hemocentro realiza campanhas para conscientizar a população sobre a importância do ato de doar.

De acordo com o Diretor Técnico do Hemocentro de Goiânia, Raimundo Lima, todas as unidades de doação também farão campanhas.

“O Hemocentro está fazendo campanhas no sentido de conscientizar a população da importância da doação. Temos doações voluntárias, e nós precisamos desse ato para salvar vidas. Tanto nos Hemocentros daqui quanto nos regionais para esclarecer a população sobre essa importância”, explica.

Shirley Soares tem 29 anos, e já doou sangue seis vezes. Ela destaca a importância de se fazer a doação também quando não se têm parentes ou conhecidos precisando do sangue.

“Tem pessoas que precisam da doação, e normalmente os hospitais pedem e dá pra a ver a necessidade da pessoa que precisa do sangue”.

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 65 anos e peso de pelo menos 50 kg podem ser doadores.

Homens podem doar uma vez a cada dois meses, e as mulheres a cada três meses.

Raimundo Lima ainda relata que não apenas quem recebe o sangue tem benefícios para saúde, já que cada doador faz gratuitamente um exame que checa a existência de algumas doenças transmissíveis, entre elas, a AIDS, Doença de Chagas, Sífilis, e as Hepatites B e C.

“No momento em que o sangue é coletado é feito uma triagem no qual seis doenças transmissíveis são investigadas. É importante oferecer um sangue de boa qualidade e procedência para o receptor e informar ao doador as condições do seu sangue”, completa.