Não era impossível, mas apenas improvável, que Chile e Holanda chegassem a rodada final do Grupo B disputando o primeiro posto do grupo. A Espanha colaborou e muito para isso, portanto, o duelo entre os sul-americanos e os europeus nesta segunda-feira, às 13h, na Arena Corinthians, em São Paulo, vale para definir o campeão do grupo, e também para definir o adversário do Brasil nas oitavas de final, caso a Seleção Brasileira se classifique.

Os dois selecionados foram um dos que mais impressionaram nesse Mundial, principalmente por praticarem um futebol ofensivo, sem medo do que tem pela frente. Os holandeses, pelo saldo de gols conquistado na goleada por 5 a 1 diante da Espanha, tem a vantagem de jogar pelo empate e assim, passar como primeiro da chave. Só que a obsessão do técnico Jorge Sampaoli, dito por diversas vezes na entrevista antes do jogo, é por “ganar el grupo”.

Até por isso, o treinador não ousa poupar ninguém do time considerado titular e vai com força máxima para encarar os holandeses. Na verdade, quase força máxima, não fosse a dúvida pela utilização de Vidal, que ainda se queixa de dores no joelho após cirurgia e pode ser guardado para as oitavas. Dessa forma, Gutierrez, como uma opção mais cautelosa, e Valdivia, opção mais ofensiva, disputam a posição.

No time holandês, o grande problema é a ausência do atacante Van Persie, um dos artilheiros da Copa do Mundo, com três gols. O jogador está suspenso após tomar dois cartões e o técnico Louis Van Gaal faz mistério em quem colocará no lugar. O treinador também não poderá contar com o zagueiro Bruno Martins Indi, sem condições de jogo após choque de cabeça que o deixou desacordado contra a Austrália. De Guzman e De Vrij, pendurados, também podem ficar de fora.

FICHA TÉCNICA
HOLANDA X CHILE

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 23 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Bakary Gassama (Gâmbia)
Assistentes: Evarist Menkouande (Camarões) e Felicien Kabanda (Ruanda)

HOLANDA: Cillessen; Janmaat, De Vrij, Vlaar e Blind; De Jong, Wijnaldum e Sneijder; Robben, Lens e Kuyt
Técnico: Louis Van Gaal

CHILE: Bravo; Silva, Medel e Jara; Isla, Aránguiz, Díaz e Mena; Gutiérrez (Valdivia); Sánchez e Vargas
Técnico: Jorge Sampaoli