Documento, elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) com o apoio de 42 instituições de cinco regiões brasileiras, tem o objetivo de uniformizar as condutas nutricionais na assistência aos pacientes com câncer

 

O Setor de Nutrição do Hospital Araújo Jorge, unidade operacional da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), apresenta no próximo dia 04 de dezembro, às 7h30, no auditório do hospital, para todo o corpo clínico durante uma reunião científica, o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica que está sendo implementado na instituição.

 

O documento, elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) com o apoio de 42 instituições de cinco regiões brasileiras, tem o objetivo de uniformizar as condutas nutricionais na assistência aos pacientes com câncer, oferecendo principalmente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um atendimento de qualidade.

 

Para a elaboração do consenso, nutricionistas de instituições que promovem a assistência nutricional ao indivíduo com câncer de todo o país se reuniram em fóruns e encontros nos anos de 2007, 2008 e 2009. No I Fórum Nacional do Consenso, realizado pelo INCA em 2007, os temas para discussão foram distribuídos por região entre as instituições para as discussões em encontros regionais. Entre os meses de maio e junho do ano passado, foram realizados cinco Fóruns Regionais e elaboradas mais de 300 propostas que envolveram temas relacionados à assistência nutricional a pacientes oncológicos pediátricos e adultos nas diferentes fases da doença e do tratamento.

 

Os temas abordados foram: Avaliação Nutricional, Recomendações Nutricionais, Terapia Nutricional, Seguimento Ambulatorial e Sinais e Sintomas causados pela Terapia Antitumoral em pacientes submetidos à cirurgia, quimioterapia e radioterapia e em cuidados paliativos. As propostas foram votadas em um Fórum Nacional e editadas em um livro em outubro deste ano que será revisado a cada dois anos pelos participantes do Consenso.

  

O paciente com câncer, além de enfrentar a doença, passa em muitos casos por desnutrição calórica e proteica. A redução do apetite, dificuldades de mastigação e os efeitos colaterais do tratamento são fatores muitas vezes agravados por hábitos alimentares inadequados e pela condição socioeconômica precária.

 

O Hospital Araújo Jorge, por exemplo, é a única unidade em Goiás credenciada pelo SUS para nutrição parenteral. Com a implementação do Consenso Nacional de Nutrição Oncológica, os pacientes receberão assistência nutricional aprovada e atualizada pelas maiores autoridades em nutrição oncológica do Brasil.