O governador Ronaldo Caiado (DEM) vistoriou neste domingo (28) o Hospital de enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. A unidade está sendo preparado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) para iniciar as atividades em março.
Com capacidade para 118 enfermarias e 68 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o hospital será referência para casos suspeitos e confirmados da infecção pelo coronavírus que necessitarem de internação neste momento de pandemia e ficará de legado para a população goiana após a fase crítica da crise sanitária.
Além de leitos de enfermaria e UTI, a unidade contará com toda estrutura de exames para dar suporte às pessoas com a Covid-19. Já foram instalados um tomógrafo de 64 canais, aparelhos de raio-X e ultrassonografia, entre outros.

“Um tomógrafo que tem uma capacidade de resolução, uma rapidez de fazer uma tomografia de pulmão e com imagem com nível de detalhes maior ainda”, explicou o governador sobre a tecnologia adquirida para atender a população no local.
De acordo com Caiado do Hospital estará pronto no dia 08 de março, ele destacou ainda que após a pandemia a unidade voltará a ser um hospital regional.
“Quando tudo isso passar, ele vai deixar de ser um hospital de enfrentamento à pandemia e volta a ser um hospital regional com atendimento de urgência e emergência”, frisou Ronaldo Caiado.
O local também terá um centro oncológico. “Teremos aqui também em Uruaçu uma ala do hospital para tratar pacientes com câncer. Tudo isso será instalado aqui dentro, lógico com estrutura de hemodiálise, centro cirúrgico, de UTIs, de cirurgias de urgência e de rotina, e também de atendimento aos pacientes do ponto de vista clínico”, anunciou o governador.
Com um terreno de 63.241,10 metros quadrados, o local tem uma área construída de 33.292,02 metros quadrados. A obra foi retomada no ano passado e contou com um investimento de mais de R$ 115 milhões.