O Hospital Veterinário de Goiânia terá o nome da mãe do prefeito Iris Rezende (MDB), Genoveva Rezende Machado São Francisco de Assis. A lei que denomina nome da unidade foi proposta pelo vereador Zander Fábio (Patriota), sancionada pelo chefe do Executivo e publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (1).

A Unidade Ambiental de Saúde e Bem-Estar Animal ficará no antigo do Centro de Zoonoses do setor Balneário Meia Ponte, região norte da capital. O prédio está na fase final de reformas para atender à demanda de até 100 animais por dia.

A projeção do Município é que o funcionamento do local aconteça de forma gradativa. A primeira etapa será destinada aos animais de pequeno e médio portes, com atendimento clínico ambulatorial, como consultas, suturas de pele e ferimentos, aplicação de medicamentos, raio x e ultrassom, exames laboratoriais e castração.

O Centro De Saúde e Bem-Estar Animal possuirá uma equipe composta por 12 médicos veterinários, divididos em: quatro clínicos gerais, quatro cirurgiões, dois anestesistas e dois patologistas clínicos. Também estarão presentes zootecnistas, um farmacêutico e dois biólogos.

O hospital público veterinário vai atender animais domésticos, nativos ou exóticos de todos os tamanhos, que estiverem abandonados ou que pertençam a tutores sem condições financeiras para pagar tratamentos ou ações preventivas, além de animais que forem encaminhados por órgãos públicos, ONGs ou protetores.

O projeto prevê ainda o acesso pago aos atendimentos para tutores que não forem de baixa renda, com valores abaixo dos praticados nas clínicas particulares. A verba arrecadada será revertida ao Fundo Ambiental de Proteção de Bem Estar Animal.