O avanço da covid em Goiás medido pela média móvel diária de casos de contaminação (1.991) e de óbitos (49), dados do boletim consolidado da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta segunda-feira (31) tem se mantém estável nas últimas semanas. O Estado atingiu o pico da doença, mas em patamar muito alto. Já o Painel Covid da SES mostrou uma informação preocupante nesta segunda, o aumento da ocupação de leitos hospitalares.

No domingo (30), havia 501 pessoas internadas com covid-19 em UTIs das redes pública e privada
O número subiu para 806 na segunda-feira (31)

No domingo (30), havia 501 pessoas internadas em UTIs das redes pública e privada, número que subiu para 806 na segunda-feira, representando uma taxa de 80,2% de ocupação. Crescimento também na ocupação de enfermarias, que saiu de 673 internados no dia 30 para 1.364 no dia seguinte, 70,8% de ocupação.

No dia 30, eram 673 pessoas internadas nas enfermarias
No dia seguinte o número subiu para 1.364, 70,8% de ocupação

Consultada pela Sagres 730, a SES observa que a variação diária tem sido uma constante, isto é, há um sobe e desce diário. Quando se passa uma linha semana, entretanto, verifica-se uma constância. A secretaria admite, contudo, mudança em protocolos de internação de pacientes, com estímulo para início do tratamento hospitalar precoce, para evitar agravamento dos casos.

No hospital, o paciente faz tomografia, recebe suporte de oxigênio, faz fisioterapia tomografia, e é medicado com anti-inflamatório esteroide e anticoagulante. Segundo a secretaria, uma internação de três a cinco dias em enfermaria pode curar o paciente e evitar que ele dê entrada no hospital indo diretamente para a UTI, onde pode ficar de 14 a 22 dias. Em outras palavras a internação precoce evitar complicações e reduz o tempo de internação.

O aumento da ocupação da UTI pode ter duas explicações: crescimento no número real de doentes graves e internação também precoce dos pacientes das enfermarias para os casos de complicações. Ainda de acordo com a secretaria, enquanto não houver vacina, as pessoas susceptíveis ao vírus vão se contaminar, portanto, o mais seguro é a prevenção.

O Painel da SES também mostrou aumento na oferta de leitos hospitalares. Os leitos de UTI subiram de 590 para 1.010 e os de enfermaria de 1.219 para 1.953 entre domingo e segunda-feira.