Uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) destaca o uso promissor das histórias em quadrinhos (HQs) no ensino do inglês, revelando sua eficácia como ferramenta visual e contextual. Realizado no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, o estudo concentrou-se em alunos do nono ano do ensino fundamental, evidenciando que o emprego de HQs em sala de aula pode ser altamente eficaz para o aprendizado do inglês como segunda língua.

A autora, Amanda de Paula Guimarães Teixeira, destaca que essa abordagem não apenas aprimora as habilidades linguísticas, mas também contribui para o desenvolvimento da compreensão cultural e estimula a criatividade dos alunos. O tema escolhido para a pesquisa, Hamlet de William Shakespeare, demonstra a importância de estratégias pedagógicas envolventes e lúdicas para facilitar a aprendizagem de idiomas.

A pesquisa também observou como os alunos utilizam novas tecnologias para aprimorar seu letramento digital, ressaltando a adaptação às mudanças na forma de aprender e ensinar.

Tecnologia

Com a tecnologia ao alcance de grande parte da população, aplicativos e recursos on-line oferecem acesso a uma variedade de quadrinhos em inglês, permitindo que os estudantes escolham histórias que se alinhem aos seus interesses pessoais.

Entretanto, a pesquisadora percebeu que, apesar de se tratar de jovens que são introduzidos de forma naturalizada no mundo tecnológico desde sua infância, muitos ainda não sabem usar ferramentas que possam auxiliar seu aprendizado.

Segundo Amanda, os estudantes utilizam seus aparelhos celulares principalmente para entretenimento, como redes sociais e aplicativos de streaming, evidenciando a necessidade do letramento digital nas novas relações.

Para a pesquisadora, em um mundo em constante evolução, a educação precisa se adaptar para manter os alunos envolvidos e preparados para os desafios futuros, utilizando as ferramentas tecnológicas em seu favor. Nesse sentido, a introdução de HQs no ensino de inglês pode ser uma alternativa para uma abordagem mais dinâmica e eficaz, transformando salas de aula em palcos para aventuras literárias.

Acesse aqui o estudo “Ensino-aprendizagem de língua inglesa com o apoio de histórias em quadrinhos numa perspectiva do letramento digital”.

*Com informações do Jornal da UFG

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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