O Hospital de Urgências de Goiânia – Hugo vai funcionar normalmente durante o feriado prolongado de Carnaval. A unidade está com escala de plantão completa, sem nenhum profissional de folga ou férias durante o período. Uma equipe de retaguarda vai ser montada, em caso de catástrofe ou acidentes com múltiplas vítimas.
O gerente-médico do Núcleo de Regulação do Hugo, Ricardo Furtado, acredita que durante os dias de festa a entrada de pacientes será menor em relação aos anos anteriores por causa da priorização do atendimento dos casos de risco, efetivada a partir da implantação do Sistema de Regulação.
Perfil
Ricardo Furtado afirma que a partir de dezembro de 2008, quando começou a ser efetivado o Sistema de Regulação, o Hugo resgatou o seu perfil, que é o atendimento dos casos de emergência. Os casos menos graves são atendidos nos Centros de Assistência Integral à Saúde – Cais e Centros Integrados de Assistência Médico-Sanitária – Ciams.
“A demanda espontânea diminuiu porque as pessoas estão se acostumando com o novo modelo”, afirma. Segundo Ricardo Furtado, em feriados prolongados aumenta a quantidade de atendimento de casos essencialmente de emergência, entre os quais vítimas de armas de fogo, armas brancas, espancamentos e acidentes de trânsito.
Fonte: Goiás Notícias