O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inaugurou em Goiás o disque-censo para potencializar o recenseamento no estado. As pessoas podem conferir se sua residência recebeu a visita do profissional do instituto e, caso não tenha ou os moradores da residência não tenha recebido o agente, será possível solicitar o retorno por meio do número 137.

Assista a reportagem completa:

De acordo com os dados prévios já divulgados pelo Censo de 2022, Goiás conta com uma população de 6.950.976 pessoas, com cerca de 94% do estado recenseado. Esse número representa 3,3% do total nacional. Além disso, o estado é o 11º mais populoso do país e o mais populoso do Centro-Oeste.

O superintendente estadual do IBGE, Edson Roberto Vieira, afirma que entre os dias 27 e 29 de dezembro já foram milhares de ligações. “O disque-censo já estava em funcionamento nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Observamos uma adesão antes mesmo da divulgação oficial com mais de 2.500 ligações no país, sendo convertidas em cerca de 290 visitas presenciais”.

Além disso, Edson explica que, em janeiro, a segunda etapa do censo passa a ser executada pelo Instituto. “O censo é dividido em duas grandes etapas. Na primeira a gente percorreu todo o território do estado de Goiás visitando todos os domicílios, que é chamado de Cobertura do Censo. A segunda etapa já foi iniciada no estado mas será intensificada agora em 2023. Ela consiste na apuração da qualidade no censo e nela voltaremos aos domicílios de moradores ausentes e aos domicílios de recusa para tentar cobrir os cerca de 6% restantes de cobertura”.

“Nossa principal dificuldade no censo deste ano foi a escassez de mão de obra. Do total de recenseadores, que representa cerca de 6.500 profissionais, chegamos a atuar com pouco mais de mil nessa reta final”, relata ainda o superintendente.

Leia mais no Sagres Online: