A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) recebe todos os anos em suas turmas de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja), cerca de 400 de pessoas idosas, com idade acima de 60 anos. Matriculados em 62 escolas e turmas de extensão espalhadas pela Capital, esses alunos são motivados a retomar os estudos e recebem atendimento diferenciado, que visa, além do letramento, fortalecer a socialização e valorizar as tradições.

Integrando os direitos da pessoa idosa, a educação colabora para aprendizagem desses estudantes, como é o caso da aluna Aurora Maria de Jesus, que cursa o primeiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal Vicente Rodrigues do Prado, no Parque dos Amendoeiras. Com 83 anos e diagnosticada com Alzheimer, Aurora tem dificuldades de memorização, o que não a impede de se esforçar nas atividades da sala de aula.

Matrículas

Segundo informações publicadas no site da prefeitura de Goiânia, as vagas na Eaja são oferecidas para pessoas com idade acima de 15 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental na idade regular. As matrículas podem ser feitas em qualquer época do ano no portal da Prefeitura de Goiânia www.goiania.go.gov.br. Mais informações pelo telefone 3524-8923.