O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás informou na tarde desta quarta-feira (8/9) que o incêndio no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) foi controlado após 48 horas de trabalho intenso da corporação. Agora, os militares realizam no local um trabalho de rescaldo para evitar novos focos.

Ao todo são 15 viaturas com 60 bombeiros ainda estão trabalhando nos pontos do parque. As chamas destruíram 365 hectares, cerca de 10% da área total. A ação dos bombeiros protegeu uma área de 4.680 hectares.

O incêndio começou no último domingo (5/9) em uma área de preservação ambiental particular. O fogo se propagou e atingiu o parque na segunda (6). Mais de 50 bombeiros trabalharam no combate ao incêndio. O helicóptero da corporação foi utilizado para o mapeamento da área em chamas e para o combate ao incêndio.

A corporação alerta que esses incêndios são provocados por ação humana, principalmente no mês de setembro, quando há a estiagem e o clima seco contribui para a propagação das chamas.

Vale lembrar que provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental definido no artigo 41 da Lei nº 9.605/98, de Crimes Ambientais, com previsão de pena de reclusão de dois a quatro anos.