Goiás pode ter chuva novamente nesta quinta-feira (9/9). É o que aponta o boletim meteorológico divulgado hoje (8) pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Leia mais: Incêndio destrói 10% do Parque Altamiro de Moura Pacheco

Mas o privilégio em pleno período seco não para todo o Estado. De acordo com o boletim, o avanço de uma frente fria vinda do sul do país pode trazer chuva somente para a região sudoeste de Goiás.

“O avanço de uma frente fria vinda do sul do Brasil combinado com o transporte de umidade da região norte do pais, irá formar um corredor de umidade passando sobre o Mato Grosso do Sul, provocando áreas de instabilidade para este Estado, com isso este corredor de umidade irá influenciar a região do Sudoeste Goiano com a possibilidade pancadas de chuvas de pequeno volume e uma leve melhora na umidade relativa do ar”, diz o documento.

Ainda segundo o boletim, pode chover no município de Chapadão do Céu nesta quinta (9) e sexta-feiras (10), no extremo sudoeste goiano, próximo ao Parque Nacional das Emas. A previsão é de céu claro com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas (2 milímetros). As temperaturas variam entre 18 e 33 graus, e a umidade relativa do ar pode chegar a 60%.

Pode chover em áreas isoladas também no município de Caçu, mas em menor quantidade (1 milímetro). A umidade relativa do ar pode chegar a 55%, e o calor faz as temperaturas chegarem a 35 graus.

O gerente do Cimehgo, André Amorim, afirma que embora haja previsão de chuvas para essa região, não são esperados grandes volumes, e a tendência é que depois disso as temperaturas voltem a aumentar novamente. “É só a influência desse corredor de umidade proveniente dessa passagem de frente fria”, pontua. “A chuva tem um baixo volume e, a princípio, não tem sequência de dias. Então segue a massa de ar quente e seco e umidade relativa do ar baixa”, complementa.

Tempo seco

Choveu em parte da capital goiana no último dia 30 de agosto, principalmente no norte da cidade. Apesar disso, na região do Meia Ponte, por exemplo, não chove há 85 dias. Para esta quinta-feira (9), a previsão é de mais tempo seco e calor, com temperaturas entre 20 e 37 graus, e umidade relativa do ar que cai para 12%.

O nível do Rio Meia Ponte, de acordo com o monitoramento da Semad, está em 2.714 litros por segundo, no nível crítico 3.