GettyImages

O infectologista, Edimilson Migowski, recomentou que a população redobre os cuidados com a higiene da mãos ao longo do dia. O alerta foi em entrevista à Sagres 730 nesta quinta-feira (27), após o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) confirmado no Brasil. “Com a chegada do coronavírus na Europa, em países com maior conexão com o Brasil do que a China, eleva a preocupação principalmente para as autoridades, mas a população deve redobrar a atenção a mudança de hábito”.

De acordo com Edimilson Migowski, “o brasileiro toma muito banho, porém lava as mãos poucas vezes durante o dia”, e são esses hábitos de higienizar as mãos, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, evitar levar as mãos aos olhos, boca e nariz, que evita doenças infecciosas. “São hábitos que precisam ser incorporados a cultura independente de epidemias”.

O coronavírus se propaga por contato próximo e também por vias respiratórias, o infectologista explicou que a contaminação por vias respiratórias demanda uma proximidade de dois metros da pessoa que está com o quadro clínico. “Por isso que a pessoa que está com qualquer infecção de via respiratória, seja o vírus que for, é muito importante que ele use máscara para evitar jogar gotículas de contaminadas”, alertou.

Edimilson Migowski afirmou que o inverno favorece o confinamento do coronavírus e que existe a possibilidade de uma epidemia no Brasil. “Existem essas questões climáticas que podem favorecer um desenvolvimento de uma epidemia no país, por outro lado, se todo mundo fizesse sua parte de manter o confinamento em caso de doença respiratória, é possível fazer com que esse vírus desapareça”.

O infectologista pontuou que os casos de coronavírus (Covid-19), espalhados por diversos continentes, já se configura uma pandemia. “Por algum motivo que eu desconheço, a Organização Mundial de Saúde ainda não denominou como tal, mas do ponto de vista conceitual já se configura uma pandemia”. Esta medida seria um reconhecimento de que a doença infecta, simultaneamente, pessoas ao redor do mundo, ou seja, não está restrita a uma região.

O número de pessoas infectadas com coronavírus em todo mundo subiu para 80.998, com casos registrados em 33 países. Segundo os dados atualizados pela Comissão Nacional de Saúde da China, até a meia-noite, a China somava um total de 2.744 mortos e 78.497 casos confirmados. Além da China, 30 países diagnosticaram casos de Covid-19.

*Atualizada às 11h14

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/767322253&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}