A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República espera um aumento de 10% no fluxo de passageiros nos 63 aeroportos públicos do país neste final de ano e em janeiro de 2013. A comparação é com o mesmo período do ano passado. São esperados 25 milhões e 700 mil passageiros somente nos aeroportos administrados pela Infraero. Para atender esse aumento de demanda a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Infraero vão ampliar as equipes de fiscalização e atendimento.

No Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia, a Infraero vai iniciar um plano para períodos de movimento intenso no local. Entre as ações, está o reforço nas equipes operacionais de segurança e limpeza. Os funcionários terão os horários remanejados na escala de trabalho também vão acontecer ações preventivas de manutenção de equipamentos como esteiras e sistema informativo de voo. Vão ser colocados ainda funcionários nos saguões para auxiliar passageiros e usuários no esclarecimento de dúvidas.

Na página da Infraero Brasil, que é www.infraero.gov.br vai ser possível consultar a situação dos voos, além de dicas como proceder em diversas situações desde a compra da passagem até o desembarque. A administração do aeroporto Santa Genoveva informou também que vai ser intensificada a fiscalização por parte dos agentes de trânsito para garantir melhor fluidez de veículos na via para embarque e desembarque. Outra medida é um compromisso que as empresas aéreas firmaram com a Anac em colocar aeronaves reservas, antecipar manutenções programadas e não vender mais passagens do que a capacidade do avião, que é a prática conhecida como overbooking.