O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza no período de 16 de novembro a 9 de dezembro, das 8h30 às 16h30, a aferição nos taxímetros instalados nos veículos do serviço de transporte individual de passageiros, táxis de Goiânia e Aparecida.

Neste período deverão ser vistoriados cerca de 2 mil táxis nos dois municípios. O coordenador técnico do Inmetro,Levi Moraes Leite, fala sobre o objetivo da vistoria nos veículos.

“É exatamente verificar se este instrumento de medição, que resulta em uma cobrança financeira por parte do usuário, está fazendo a medição correta. Visto que o valor é cobrado de acordo com a distância e até mesmo com o tempo parado, o Inmetro faz essa verificação tanto na bandeira 1 como na 2, e na medição de tempo, para que o usuário desse serviço não seja lesado ou sofrendo cobrança indevida”, afirma.

O coordenador técnico do Inmetro destaca onde é realizada a vistoria e quais outros itens do veículos que são verificados.

“Nós incentivamos que o permissionário que ele venha aqui na lateral do condomínio Jardins Verona, vamos verificar a questão da segurança, se os pneus estão em condição, o diâmetro da roda, o aro do veículo, se o instrumento passou por reparos. Na medida em que passa por reparos é obrigado a receber nova verificação do Inmetro justamente para que o usuário tenha segurança no momento da cobrança”, ressalta.

Após a verificação, o taxista recebe o selo e um certificado do Inmetro, atestando que o taxímetro foi aferido. O profissional Cleuber Junior, que trabalha como taxista no aeroporto de Goânia, destaca a importância de verificar o funcionamento do táxi.

“É importante até para que o passageiro não tenha desconfiança da gente, desde que o equipamento seja devidamente verificado. E aí não por onde o passageiro falar que estamos enrolando ele, já que o equipamento está aferido e temos toda a documentação, a gente fica mais tranquilo”, comenta.

Com informações do repórter Jerônimo Junio