Capacitar cada vez mais mulheres para o mercado de trabalho. Esse é um dos objetivos do projeto Escola de Mulheres Eletricistas, promovido pela Enel Distribuição Goiás. A ação já acontece no Ceará e no Rio, estados em que a companhia também atua na distribuição de energia. As inscrições estão abertas e vão até esta quinta-feira (22). O curso é totalmente gratuito, com início em outubro e término em dezembro deste ano. Cada participante receberá por mês uma bolsa auxílio de R$ 400 para custear deslocamento e alimentação durante as aulas.  

Segundo a concessionária de energia, o curso terá início no dia 3 de outubro, com a formatura prevista para 16 de dezembro. A primeira turma contará com 25 participantes que passarão pelo processo de triagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e se qualificarão para a oportunidade de uma nova carreira. As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma on-line, clicando aqui. As aulas serão realizadas presencialmente na Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna, em Goiânia, às segundas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Além da qualificação, as mulheres receberão acompanhamento profissional durante os primeiros 24 meses de sua nova carreira. “A Escola de Mulheres Eletricistas vai além da capacitação profissional, a iniciativa tem como objetivo romper com o conceito de gênero predominantemente masculino da profissão de eletricista, ampliar a diversidade corporativa e proporcionar oportunidades igualitárias ao formar mulheres em eletricistas de rede de baixa tensão aptas para atuar na companhia e em suas parceiras.”, explica a coordenadora de projetos na Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Lícia Borges.  

A capacitação, com cerca de 370 horas, conduzida pelo Senai, abrange conteúdos sobre distribuição de energia elétrica, segurança em instalações e serviços com eletricidade, segurança no sistema elétrico de potência e em suas proximidades e capacitação sobre trabalho em altura. O curso conta ainda com conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e empoderamento feminino. 

Sobre o curso 

A Escola de Mulheres Eletricistas é uma iniciativa do projeto Enel Compartilha Oportunidade que visa gerar desenvolvimento social e econômico para as comunidades por meio de oficinas de empregabilidade, inserção no mercado de trabalho, capacitação e acompanhamento profissional.  

Requisitos para participação: 

  1. Mulheres, que se identificam com o gênero feminino, cisgêneras ou transgêneras; 
  2. Idade acima de 18 anos no momento da inscrição; 
  3. Ensino Médio completo; 
  4. Residir na área de concessão da Enel Distribuição Goiás 
  5. Conta de energia como comprovante de endereço; 
  6. Ter interesse em trabalhar na área da formação após o término do curso. 

Leia mais