Por meio de nota o Instituto Música e Arte de Goiás desmentiu o boato de extinção da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG). A orquestra, que é é considerada um dos três corpos sinfônicos mais relevantes do cenário musical brasileiro, também ressaltou que está dando continuidade ao projeto de divulgação da música de compositores brasileiros. Segundo informações, a programação da orquestra prevê a gravação de mais dois CDs, em dezembro deste ano e em janeiro de 2021.

De acordo com a nota divulgada, a orquestra passa por uma reestruturação na forma de contratação dos músicos. Sobre isso o Governo de Goiás afirmou que será lançado um edital de chamamento público para contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para gerir a Orquestra Filarmônica. O processo será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

Segundo a secretaria, o edital deve ser aberto até o final do ano e concluído em março de 2021. Nessa data será divulgada a empresa vencedora e a recontratação dos músicos da orquestra.

A mudança se dá porque os contratos dos músicos da OFG eram temporários e estavam vencidos. Contudo o Tribunal de Contas do Estado (TCE) indeferiu o pedido de prorrogação por infringir a Constituição Federal. A informação foi dada pela Goiás Turismo, agência gestora do Centro Cultural Oscar Niemeyer.