Foto: SagresTV/Reprodução 

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende assina hoje com a Saneago o contrato de prestação de serviços de água e esgotamento sanitário para os próximos 30 anos. A reunião está agendada para 15h30, no Paço Municpal e contará com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

O novo acordo prevê a ampliação a curto prazo dos índices de atendimento, que deverão ser de 100% no serviço de água tratada e 88% para o esgotamento sanitário no município. Uma meta de universalização está prevista para se concretizar até o ano de 2031. Além disso, no novo contrato com a prefeitura, a Saneago também se compromete a fazer a integração total dos sistemas produtores de água, implantação de um novo sistema produtor e a construção de uma nova barragem para garantir água tratada para a população.

Com um longo plano de metas, o documento contém prazos definidos para investimentos orientados pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, que devem ser executadas com objetivo a universalização dos serviços na capital. Outra medida que deve ser priorizada pela Saneago é a recuperação e preservação dos mananciais de abastecimento público, para garantir água em quantidade e qualidade para a população.

Iris Rezende falou ao repórter da Rádio Sagres 730, Rafael Bessa, sobre como se deram as últimas tratativas para que o Município chegasse a um acordo com a estatal. “Estamos estudando há algum tempo. A prefeitura tem feito as suas exigências, que é uma participação financeira, pois consideramos isso justo.”

*Com reportagem de Rafael Bessa