A Justiça Eleitoral em Goiás entregou nesta sexta-feira (15), no Centro de Eventos da UFG, os diplomas aos 35 vereadores e para o prefeito eleitos na eleição deste ano para assumirem o próximo mandato em Goiânia.

Na Câmara, a renovação é de 62%, já que 22 dos 35 parlamentares são novatos. O prefeito eleito, Iris Rezende (PMDB), vai assumir a prefeitura pela quinta vez em sua carreira política.

Agora diplomados, os eleitos tomam posse no próximo dia 1º de janeiro. No mesmo dia, serão nomeados os primeiros secretários da gestão municipal. Iris ainda prefere fazer mistério e não divulga os nomes já escolhidos.

“Estamos trabalhando e juntando nomes, porque quando eu decido a escolha eu faço com relações enormes para cada secretaria. Sempre, quando governador e prefeito, entendia que naquele momento eu teria que decidir, eu fazia com ene nomes procurando sempre escolher o melhor. Eu sempre falo que procuro prestigiar o mundo político, o técnico, mas nunca componho uma administração para atender interesses”, afirma.

O prefeito eleito afirma também que já possui vários nomes que poderão ocupar cargos de primeiro escalão na prefeitura em 2017.

“Eu tenho já na intimidade inúmeros nomes, mas sempre esperando, quem sabe, eu encontre um até melhor do que aquele que está no meu subconsciente”, ressalta.

Íris Rezende afirmou ainda que não se preocupa com a ausência de um vice-prefeito, depois da renúncia ao cargo anunciada pelo vice eleito, deputado Major Araújo (PRP), que não compareceu à solenidade.

“a figura do vice é para substituir o titular, seja ele prefeito, governador ou presidente, nas suas ausências e nos seus impedimentos. Na minha última administração como prefeito, fiquei cinco anos e três meses, uma vez que fui reeleito. Não viajei um dia. Não fiz uma viagem ao exterior, não tive um dia sequer de impedimento em exercitar o cargo de prefeito, de forma que, eu espero, lamentando a ausência do vice, eu espero desempenhar todo o meu mandato sem qualquer prejuízo para a cidade”, pondera.

O prefeito eleito de Goiânia deverá anunciar no próximo dia 27 os nomes que ocuparão os quatro principais cargos de primeiro escalão da prefeitura. Os secretários de Finanças, Educação e Saúde, além do presidente da Comurg.

Protestos

Durante a solenidade, especificamente no momento do discurso de Iris após a diplomação, estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) fizeram protesto gritando palavras de ordem e cobrando melhores condições de serviço público nas áreas de Educação e Saúde.

Com informações do repórter Rubens Salomão