O prefeito Iris Rezende inaugurou nesta quarta-feira (23), a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams). Na ocasião, Iris Rezende detalhou que a estrutura física estava abandonada e que agora passa a atender com diversas especialidades. “Aproveitamos uma estrutura física abandonada, para transformá-la em um posto de atendimento de várias situações da saúde que fará, realmente, a diferença daqui para frente”.

UPA e Ciams no Jardim América Foto: Rafael Bessa

O prédio vai oferecer serviços com capacidade de mais de 10 mil atendimentos por mês (10.235). A parte ambulatorial vai contar com o Centro Integrado de Pediatria, o Ciped, e o Centro de Especialidades Odontológicas, o Ceo, que vai atender adultos e crianças. O Centro Integrado de Pediatria terá 7 consultórios médicos e capacidade para 3 mil atendimentos por mês em diversas especialidades. Entre elas, gastroenterologista, alergista, pneumologista, infectologista, nefrologista, otorrinolaringologista e medicina do adolescente.

O Centro de Especialidades Odontológicas é destinado ao atendimento de adultos em geral e crianças de zero a 6 anos, possui 7 consultórios, capacidade para 875 pacientes por mês nas especialidades de Endodontia, Periodontia, Odontopediatria e Portador de Necessidades Especiais (PNE). Cirurgia Buco Maxilo e Prótese serão implantados posteriormente.

A urgência, com funcionamento 24h, terá atendimento com clínico geral, ortopedista e pediatra. No local funcionarão consultórios para exames diversos, salas de raio-X digital, farmácia, eletrocardiograma, exames laboratoriais, observação infantil, observação masculina e feminina, sala de reidratação, sanitários masculino e feminino adaptados aos portadores de necessidades especiais (PNE) e a sala vermelha – destinada à estabilização dos pacientes graves – com três leitos.

Iris Rezende ressaltou que ainda há estruturas de saúde em reforma. “Se não for possível a abertura, porque para abrir precisa buscar os equipamentos necessários, mas o nosso sucessor, eu não tenho dúvida, dará sequência a essa preocupação de construir uma estrutura de atendimento na área da saúde, que ofereça tranquilidade a todas pessoas que em um momento, possam estar a procura desse trabalho”, confirmou.

Saúde na pandemia

Iris Rezende lembrou das ações emergenciais da Prefeitura de Goiânia para o enfrentamento da covid-19. “A administração pública exige decisões rápidas”, disse. O prefeito apontou que uma das medidas determinantes para o atendimento da população foi utilizar a estrutura de saúde da Maternidade Célia Câmara como referência no tratamento da covid.

“Eu fui visitar a estrutura de saúde onde seria instalado leitos para atendimento de uma maternidade muito especial, mas fomos surpreendidos com esse vírus que preocupava o mundo, naquela hora tomamos uma decisão rápida, determinados a secretária da saúde (Fátima Mrué) e ela concordou, transformar provisoriamente aquela maternidade em um complexo de UTI para acudir as pessoas que fossem tomadas por esse vírus, instalamos mais de 100 UTI’S, não houve nenhuma pessoa em Goiânia sem atendimento”, ressaltou.

Carreira política

Essas são as últimas ações do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, como prefeito da capital. Ele encerrou oficialmente sua carreira política na última sexta-feira (18) e segue no cargo até 31 de dezembro. “Encerro extremamente realizado, eu agradeço a Deus todo dia pela oportunidade que ele me deu na área da administração pública de servir ao meu povo, servir minha cidade que me recebeu ainda adolescente, servir ao meu Estado, que tive a oportunidade, como governador, de construir uma infraestrutura no Estado inteiro”.

*Informação de Rafael Bessa