O prefeito Iris Rezende (MDB) voltou a reafirmar sua neutralidade na eleição deste ano em Goiânia, mesmo tendo entre os candidatos o companheiro por 40 anos, Maguito Vilela.
Depois de não participar de qualquer agenda de campanha e gravar raros vídeos para aliados que se candidatam à Câmara Municipal, a expectativa é para o voto do prefeito neste domingo (15), no Colégio Marista. Iris foi perguntado sobre o assunto pelo repórter Samuel Straioto, do Sistema Sagres.
“Olha, aí eu já estaria contrariando aquilo que eu tenho afirmado. Eu disse que não participaria dessa eleição para não influenciar A, B, C ou D. Se eu encerrei minha carreira política, anunciei isso, por que eu vou aqui ficar fazendo campanha para a A, pra B ou pra C. Eu tenho confiança absoluta na população de Goiânia. A população vai escolher o melhor ou a melhor para a cidade”, respondeu.
Avaliação é de que Iris não define se vai votar, ou mesmo a hora de votação, para não fazer disso um evento político no dia da eleição. Auxiliares próximos consideram presença do prefeito logo pela manhã, às 7h, no domingo.

Mudança de rumo
Parte importante da equipe de campanha de Vanderlan Cardoso (PSD) está decidida a trocar o marqueteiro Maurício Coelho, que acompanha o candidato desde a eleição a prefeito em 2016 e ao Senado em 2018. Aliados, principalmente governistas, culpam o marketing pelos principais erros cometidos até agora.
Equívocos
Os principais questionamentos são relativos à reação tardia ao desgaste provocado pelo áudio vazado em que Vanderlan elogia o senador Chico Rodrigues, flagrado pela PF com dinheiro na cueca. Avaliação é de que o vídeo em que ele admite ter “falado bobagem” piorou a situação. Outro problema seria a promessa em 2018 de ficar os oito anos no mandato de Senador e, neste ano, o silêncio por semanas sobre o assunto.
Decisão final
A troca no comando do marketing já é corrente majoritária na campanha, mas falta a decisão final do próprio candidato. Um entrave é a definição de quem passaria a assumir a função para a campanha de duas semanas no segundo turno.
Reforço final
Entidades ligadas ao agronegócio, como Faeg e Senar, SGPA, e órgãos do governo como Secretaria de Agricultura, Emater, Ceasa e Agrodefesa declaram apoio a Vanderlan em evento nesta semana coma presença do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Setor produtivo
O setor é uma das apostas de Vanderlan para impulsionar a geração de emprego e renda em Goiânia, com incentivo à agricultura familiar na cidade. “Poderemos melhorar a qualidade dos nossos produtos e empregar centenas de pessoas, desde a produção, até a distribuição”, afirmou Vanderlan ao lado do governador.
Nacional
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, visitou Goiás nesta semana e foi, a convite do deputado federal Vitor Hugo (PSL), aos Parques Tecnológicos de Furnas e da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.

Pesquisa
Em Furnas, o ministro conheceu de perto toda a pesquisa feita na área de construção de barragens, produção de energias renováveis, tratamento de solos e o novo túnel de vento para pesquisas. Já no Parque Tecnológico da UFG, a comitiva viu de perto o trabalho feito com impressoras 3D, análise de elétrons, pesquisa com remédios fitoterápicos.
Investimento
O deputado Vitor Hugo prometeu enviar novas emendas para o desenvolvimento da pesquisa em Goiás, depois de já ter destinado as primeiras, no valor de R$ 540 mil para a UFG. O ministro, no entanto, elogiou as estruturas, mas não prometeu qualquer novo investimento para Goiás.










