Foto: Rafael Bessa / Sagres On 

O prefeito Iris Rezende (MDB) voltou a admitir nesta terça-feira (4) que pode ser candidato a reeleição. Durante a abertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Goiânia ele voltou a cogitar a possiblidade mesmo tendo dito no mês de janeiro que não iria participar do pleito

A confirmação veio após um pedido do presidente da Casa, Romário Policarpo (PATRIOTA). O apelo veio logo após o discurso do prefeito. “É motivo para reflexões. Partindo de um presidente de um poder legislativo, uma afirmação dessa natureza, isso não é de se brincar com intenções desse porte”, admitiu o prefeito após ouvir o discurso do presidente.  

Depois do encerramento da sessão, o presidente Romário Policarpo, que tem convite para se filiar ao DEM do governador Ronaldo Caiado, disse que o pedido veio porque Goiânia precisa do prefeito. “O meu pedido ao prefeito Iris Rezende eu acho que é em nome da cidade, em nome da população, que no meu entendimento, neste momento, precisa que Iris Rezende seja candidato”, destaca.

O presidente da Casa nega que tenha algum interesse numa eventual candidatura de Iris a reeleição. “Eu não tenho desejo algum de ser vice de ninguém, não só do Iris como de nenhum outro candidato”, garante. Ele disse que vai tentar a reeleição para vereador. “Nesse momento eu ajudo muito mais Goiânia continuando como vereador e sendo candidato a reeleição”, finaliza.

Prestação de contas 

Iris Rezende destacou a sustentabilidade fiscal, desenvolvimento urbano sustentável, economia com sustentabilidade ambiental e desenvolvimento sócio ambiental inclusivo como pontos principais da sua gestão em 2019.

Saúde

O prefeito enalteceu a construção de 3 novas unidades de saúde: Upa Novo Mundo, Centro de Saúde da Família Jardim Itaipu e Centro de Saúde da Família Novo Planalto. Além da reforma de 14 centros de Saúde da Família. Para 2020 o prefeito prevê a entrega de quatro grandes obras e reformas: Maternidade Oeste, Upa Jardim América, Upa Chácara do Govenador e Upa Jardim Guanabara.

Educação

Iris Rezende destacou a conclusão das obras da Escola Municipal em Tempo Integral Professora Lousinha no Residencial Itamaracá e a retomada das obras de 7 Cmeis, além da licitação para a construção de mais 18. Ele anunciou ainda que a prefeitura prepara um concurso na área para suprir o déficit de profissionais.

Saneamento Básico

No seu discurso Iris Rezende enalteceu a assinatura do contrato com a Saneago com investimentos de R$ 3,4 bilhões em 30 anos, sendo que 50% serão usados nos próximos 10 anos.

Plano Diretor

Iris lembrou os vereadores que a prefeitura já fez sua parte. “Foram oferecidas palestras educativas sobre o texto, bem como houve a participação de técnicos e especialistas em audiência pública e reuniões na Câmara Municipal de Goiânia. A aprovação por parte do poder legislativo certamente permitirá ainda mais ações de planejamento urbano e mobilidade” sentenciou o prefeito.

Infraestrutura

O prefeito destacou que deve entregar importantes obras em 2020:  viaduto da marginal com 136 (complexo Jamel Cecílio);  extensão da Leste-Oeste; ponte na Vila Alpes / Jardim América no Córrego Cascavel; recapeamento de 630 km de vias de diversos bairros e o viaduto no Setor Leste Universitário / Novo Mundo

O prefeito prometeu mandar para a Câmara de Vereadores um relatório de órgãos da administração direta e indireta com todas as ações realizadas em 2019.

 Atualizada às 14h30 para acréscimo de informações