É tudo ou nada, vida ou morte, classificação ou eliminação. Depois da desclassificação da Espanha logo na 2ª rodada, a Copa do Mundo vive outro momento tão importante quanto, em que outro campeão mundial dará adeus ainda na primeira fase. É decisão, é tensão, é paixão, tudo isso envolve o duelo de logo mais entre Itália e Uruguai, às 13h, na Arena das Dunas, em Natal. Quem vencer, se classifica, e o outro vai embora pra casa.
No Grupo, as duas seleções foram superadas pela surpreendente Costa Rica, que já está classificada e só espera a confirmação se como 1º ou 2º, mas basta que um empate contra a Inglaterra confirme-a como campeã da chave. Um empate em Natal é bom para os italianos, que chegariam a quatro pontos, como os uruguaios, mas tem um gol a mais de saldo.
Os italianos adotaram a estratégia de que “todo cuidado é pouco” e um exemplo disso é a mudança na formação tática pensada pelo técnico Cesare Prandelli. Deixa o campo o moderno 4-1-4-1, entra o tradicional 3-5-2, tentando apostar no entrosamento e, quando for ao ataque, no poder dos artilheiros. Na defesa, o trio campeão italiano pela Juventus está confirmado: Bonucci, Barzagli e Chiellini. Na frente, Balotelli agora tem um parceiro: Immobille, artilheiro do Campeonato Italiano na última temporada.
O temor italiano é que no meio-campo, Prandelli não terá uma peça importante: o volante De Rossi, que vinha sendo uma espécie de “cão de guarda” nos dois primeiros jogos e está com uma contratura muscular. Assim, quem entra no time é De Sciglio, que retorna de contusão e ficará no lado esquerdo, jogando Darmian para o lado direito.
Sabedor dessa cautela da Azzurra, o técnico Óscar Tabarez mantém a mesma formação ofensiva utilizada na vitória sobre a Inglaterra por 2 a 1. A maior esperança, o atacante Luís Suárez, está totalmente recuperado e confirmado para a decisão. Lugano, que não atuou contra a Inglaterra por uma lesão, segue fora e Giménez faz dupla com Godín. A única mudança será na lateral direita, com Maxi Pereira voltando de suspensão e Cáceres voltando à esquerda.
FICHA TÉCNICA
ITÁLIA x URUGUAI
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: 24 de junho de 2014 (terça-feira)
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodriguez (México)
Auxiliares: Marcos Quintero e Mark Geiger (ambos do México)
Itália: Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Darmian, Pirlo, Verratti, Marchisio e De Sciglio; Balotelli e Immobile.
Técnico: Cesare Prandelli
Uruguai: Muslera; Cáceres, Godín, Giménez e Maxi Pereira; Arévalo Ríos; González, Lodeiro e Rodríguez; Cavani e Suárez.
Técnico: Oscar Tabarez