Campanha é realizada durante o primeiro mês do ano (Foto: Arquivo)

 

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia alerta a população para o cuidado com a saúde mental através da Campanha Janeiro Branco. O primeiro mês do ano é dedicado a dar visibilidade a doenças como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno de humor (afetivo), e dependência química. A coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, Carolina Sartori, explica como cuidar da saúde mental ao todo. “Para isso, pequenos hábitos, considerados saudáveis, como a prática de esportes, ter um hobby, ter uma roda de amigos ou mesmo atos simples, como passear com seu cachorro, fazem toda a diferença e acabam sendo essenciais para nos elevar a autoestima tão necessária para as batalhas do dia a dia”, disse.

Sartori destacou que quando há sintomas mais sérios como tristeza profunda, falta de energia, delírios e dificuldades de se relacionar é preciso procurar ajuda. “Existe uma série de serviços gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que têm ajudado muita gente”, afirmou. Segundo a Prefeitura, “Aparecida de Goiânia possui uma das mais qualificadas redes de Saúde Mental do país e está pronta para atender a população de diversas formas”.

A coordenadora da Saúde Mental, Carolina Sartori, destacou a Campanha Janeiro Branco e disse que saúde mental é um tema pouco conhecido pela maioria da população. Sartori afirmou que falar sobre saúde mental não é apenas dar destaque aos transtornos mais conhecidos. “Queremos falar sobre bem estar, autocuidado, sobre as diversas possibilidades de se encontrar uma maneira de viver bem, promovendo o equilíbrio sobre as dificuldades que nos cercam. E esta quebra do paradigma de que adoecer é apenas para algumas pessoas e não para outras, é um dos grandes desafios”, concluiu.

Confira a rede de atendimento para o cuidado com a saúde mental em Aparecida de Goiânia:

– São 45 psicólogos, que ao lado de equipes multiprofissionais, são responsáveis por mais de cinco mil atendimentos mensais.

– A cidade também oferece tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Bem-Me-Quer), onde a pessoa recebe a indicação de onde fará o tratamento adequado dentro da rede municipal de Saúde.

– A Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Magela (UPA Flamboyant, oferece atendimento psiquiátrico 24 horas por dia e atende casos urgentes.

– O Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, responsável pelo acolhimento de casos como transtorno do humor, ansiedade, psicoses, é para onde também são encaminhados casos de violência contra a mulher, autoagressão ou qualquer tipo de violência envolvendo crianças e adolescentes registrados nas unidades de saúde ou em escolas.

– O Consultório Na Rua, que atende a população em situação de rua de forma itinerante.