A empresa espanhola SolReina desenvolveu uma janela solar que gera 15% a mais de energia do que os painéis solares instalados em telhados e que ainda funciona como isolamento acústico e térmico. O projeto recebeu o prêmio de Melhor Invenção Protegida pela Propriedade Industrial do Instituto Espanhol de Patentes e Marcas dentre 153 projetos inscritos.

A criatividade chama atenção porque placas solares possuem valor de mercado. No Brasil, por exemplo, o governo federal lançou o programa “Luz Para Todos Minha Casa Minha Vida”, para levar energia solar para 500 mil casas do Minha Casa, Minha Vida até 2027. 

Por isso, trazer os painéis em janelas e com a funcionalidade de isolamento térmico e acústico é uma novidade que está sendo muito celebrada.

Janelas solares

O produto lançado pela empresa SolReina é uma invenção de José Reina García. A janela solar é ideal para casas e prédios e não compromete a estética do ambiente. Pois o design com painel fotovoltaico é uma persiana dobrável e ajustável. Sua estrutura é de alumínio e o vidro usado é temperado e de alta segurança.

Elas geram entre 150 e 225 W por metro quadrado, 15% a mais que as placas solares instaladas em telhados. Além disso, a lâmina de vidro gera a  função de isolante e sua espessura gera uma absorção sonora na faixa de 38 a 40 dB. As janelas solares são comercializadas na Espanha e tem previsão de expansão para a Alemanha.

*CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 07 – Energia limpa e acessível.

Leia mais: