Foto: Reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira (19), o jogador Maique Tavares de Oliveira, do Club Athletico Paulistano, testou positivo para o Covid-19, novo coronavírus. O pivô do Paulistano é o primeiro infectado entre os atletas que disputam o Novo Basquete Brasil (NBB), principal campeonato masculino da modalidade, organizado pela Liga Nacional de Baquete (LNB).

No início desta tarde o Paulistano emitiu um Comunicado Oficial aberto a todos. Segundo a nota, Maique apresentou “tosse leve e falta de ar” na última sexta-feira (13), sentindo-se febril dois dias depois. Encaminhado ao pronto socorro do Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista, “foi isolado e submetido a uma série de exames”. Ainda conforme o documento, o resultado positivo do teste para a Covid-19 saiu na terça-feira (17). Ele foi liberado na quarta (18) da internação e seguirá o tratamento em casa.

O Paulistano comunicou que os jogadores, integrantes da comissão técnica e funcionários ligados ao basquete,  que tiveram contato próximo ao atleta, entraram em quarentena. Por fim, o clube reforçou que “mesmo antes da suspeita”, determinou, na última segunda-feira (16), o fechamento do clube aos associados e a interrupção dos treinamentos das equipes profissionais. O último jogo de Maique foi em 9 de março, na derrota de seu time para a Unifacisa, em Campina Grande, por 101 a 90, válido pela 19ª semana do NBB. Na ocasião, o pivô atuou por cerca de 15 minutos, divididos pelos quatro períodos da partida, anotando seis pontos, cinco rebotes e duas assistências.

O clube paraibano, que está com as atividades paralisadas desde domingo (15), após o jogo contra o São Paulo pelo NBB, entrou em contato com elenco e membros da comissão técnica reforçando a importância do isolamento domiciliar. Segundo o time, os três atletas que viajaram para a região Sul-Sudeste do país também seguirão as recomendações médicas.

Na segunda-feira (16), os clubes que participam da temporada 2019/2020 do NBB decidiram que o torneio continuará suspenso e que a decisão será reavaliada no próximo dia 26. Foi confirmado, também, que antes da competição ser reiniciada, os elencos terão pelo menos sete dias de preparação. O encontro teve presença física de representantes de cinco times (Minas, Universo Brasília, São José, Corinthians e Rio Claro) e também virtual, por meio de videoconferência, de dirigentes de outras 11 equipes (entre elas o Paulistano).

*Com informações da Agência Brasil