Goiânia recebe neste fim de semana a realização da primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás. A competição inédita reúne cerca de 500 participantes de 40 municípios goianos, em sete modalidades esportivas. A abertura do evento, contudo, ocorre nesta sexta-feira (26), às 19h, no Centro de Excelência do Esporte, anexo ao Estádio Olímpico, no Setor Central.

Os Jogos Paralímpicos de Goiás terão disputas nas categorias Escolar e Universitária. Ademais, servirão como seletiva para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares e Universitárias, que ocorrem no segundo semestre.

Jogos Paralímpicos de Goiás ocorrem em Goiânia (Foto: Seel)

Durante os jogos, o Centro de Referência Paralímpico receberá as disputas da natação, judô, tênis de mesa, parabadminton e bocha.

Além disso, também serão locais de competição dos jogos a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o atletismo, e o Colégio Lyceu de Goiânia, com o Goalball (Golbol em português).

Esporte e Lazer

O titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Henderson Rodrigues, destaca primeiramente que os jogos são uma oportunidade para atletas de várias modalidades do paradesporto no Estado.

“Além da oportunidade de participar de uma competição estadual, os jogos são também um momento de mostrar o que temos de melhor. Muitos dos atletas que estarão disputando nesse final de semana são medalhistas em suas categorias”, destacou o secretário.

O governo estadual, por meio da Seel, oferece toda a estrutura física para as competições, além da logística de alimentação e hospedagem para atletas, comissões técnicas, staffs e arbitragem dos jogos.

Leia mais

Goiânia sedia simpósio de enfermagem com entrada solidária para interessados

Brasil e EUA desenvolvem plano de ação para promover a igualdade racial

Iniciada nova etapa de estudo para identificar se criança é alfabetizada