Após tropeçarem no fim de semana e perderem a chance de alcançar seus objetivos, Goiás e Ponte Preta se enfrentam nesta quarta-feira (13), às 19h30m (de Brasília), no Serra Dourada, para minimizar o revés. Com quase três meses no comando da Macaca, o técnico Jorginho, que já treinou o próprio Goiás em 2010, após a Copa do Mundo, sabe da responsabilidade e dificuldade que é enfrentar a equipe esmeraldina no Serra Dourada.

Mesmo assim, o treinador garante que vai lutar até o fim para tirar a Ponte Preta do Z-4, já que, segundo ele, o equilíbrio na parte debaixo da tabela é grande. “A gente está ameaçado. Estamos na zona do rebaixamento, nós somos o penúltimo colocado, estamos a dois pontos do antepenúltimo e a três pontos do Fluminense e do Vasco. Uma vitória nossa e derrota deles, aí sim, a gente sai da zona de rebaixamento. Temos uma grande possibilidade de descer (rebaixar), mas também temos uma possibilidade de permanecermos na primeira divisão.”

A derrota em casa para o Vitória freou a recuperação da Ponte na luta contra a queda. O time vinha de quatro jogos sem perder no Brasileiro e embalado pela classificação histórica às semifinais da Sul-Americana, quando na oportunidade eliminou o Vélez Sarsfield, na Argentina, perdeu e ficou em situação delicada. “É o futebol. O futebol é feito de alegrias e tristezas. Nem sempre a gente ganha, nem sempre a gente perde. Temos que aprender a conviver com isso. A equipe está superando bem. Não foi uma questão de euforia, foi uma questão física mesmo.”

Com a possível volta do artilheiro Walter, Jorginho acredita que o time do Goiás perderá um pouco da velocidade, mas ganha em qualidade nos passos e no perigo de gol. “É um jogador goleador e que faz a diferença. O Dunga já havia me falado dele há muito tempo. Sem dúvida, que sem ele a equipe muda um pouco a maneira de jogar, mais veloz. Com ele (Walter) em campo é sempre perigo de gol.”

A Ponte Preta precisa vencer pelo menos um dos dois jogos seguidos que tem pela frente como visitante. Além do Goiás, enfrenta o Cruzeiro, domingo, em Uberlândia. A equipe alvinegra está em 19º lugar, com 34 pontos, três a menos que o Vasco, que é o primeiro fora do Z-4. Um triunfo e uma combinação de resultados envolvendo Vasco, Fluminense (18º, com 36) e Criciúma (17º, com 36) tiram a Macaca da degola e aliviam um pouco o drama.

A provável escalação da Macaca deve contar com: Roberto, Artur, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Magal, Fellipe Bastos, Alef (Fernando Bob) e Elias; Rildo e William.