O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, comentou nesta segunda-feira (9) sobre as perspectivas de crescimento para o setor agropecuário brasileiro, destacando as oportunidades que o Brasil tem com a possível aprovação de acordos comerciais com a União Europeia. “O Parlamento de todos os países tem que aprovar, nós vamos ter resistências de vários países, como França, Polônia e Itália. Mas, para o Brasil, é uma grande oportunidade”, afirmou.
De acordo com ele, durante coletiva de imprensa realizada no Sebrae, a expansão das exportações brasileiras para a Europa pode representar um avanço significativo. “Sem dúvida nenhuma, principalmente no setor pecuário, abre uma grande oportunidade hoje. O destino das nossas carnes para a Europa, em torno de 5%, podemos aumentar essa fatia para 15%, além de outros produtos”, destacou.
Além disso, ele ressaltou que, apesar dos desafios que o processo de aprovação do acordo ainda enfrenta, como negociações e resistências internas, o Brasil está caminhando para um grande avanço após mais de 20 anos de negociações. “O futuro da carne brasileira na Europa é promissor”, afirmou o presidente, mencionando o crescente interesse dos europeus pelo potencial agropecuário do Brasil. “Eles estão muito preocupados com o nosso potencial”, completou.
Carrefour
Em relação a outro tema polêmico, Zé Mário também se pronunciou sobre uma recente declaração do CEO global do Carrefour, que criticou a qualidade da carne brasileira. O comentário gerou uma forte reação no Brasil, e o presidente foi contundente em sua crítica. “Foi uma medida muito infeliz do CEO do Carrefour. Ele disse que a carne brasileira não presta aqui no Mercosul, mas a rede Carrefour aqui é toda abastecida pela carne brasileira”, afirmou.
Zé Mário também criticou a postura do CEO, dizendo que a justificativa dada foi insatisfatória. “Ele deu aquela desculpinha muito mal dada. E quem compra no Carrefour na Europa está tranquilo, mas quem compra aqui no Brasil, compra porcaria? Isso é um negócio sem precedente”, destacou.
Em resposta, Zé Mário afirmo que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tomou medidas jurídicas. “A CNA vai entrar com o pedido de reparação da imagem do Brasil junto à União Europeia”, anunciou. “Estamos preparando um material jurídico, com uma equipe de advogados em Bruxelas, para inquirir o Carrefour. A empresa tem que reparar os danos causados à nossa imagem”, afirmou.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 02 – Fome Zero e Agricultra Sustentável
Leia também: