O deputado Federal, José Nelto (Podemos) disse em entrevista à Sagres 730 nesta segunda-feira (11), que as ações do governador Ronaldo Caiado no enfrentamento contra o novo coronavírus em Goiás “iniciou muito bem”, com as medidas mais rígidas de isolamento social. Porém, para José Nelto, nas últimas semanas houve um relaxamento que pode ser prejudicial para o combate à covid-19. “O governador Ronaldo Caiado médico e humanista, porém, deu uma relaxada, mas a culpa não é só dele”, disse. “Então o governador tem que dialogar, chamar a sociedade, os prefeitos e apertar (isolamento social) nesse momento para salvar mais vidas”.

José Nelto avaliou que Caiado deve continuar fazendo o seu dever de casa, porque o Estado não vai receber nenhum recurso do Governo Federal e “nenhum agrado” do presidente Jair Bolsonaro. “O que vai salvar o Estado de Goiás primeiro é aqui, o governador Ronaldo Caiado fazendo o dever de casa. Segundo é o Congresso Nacional, se não fosse essa ação no Congresso Nacional para que viesse dinheiro para os Estados da Federação e para os municípios”.

O dever de casa, segundo José Nelto, é mudar a rota para o enfrentamento da crise causada pelo novo coronavírus. O parlamentar aponta que duas pastas devem ser prioridades neste momento de pandemia, a Secretária de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social. “A Saúde, o governo tem que redobrar o trabalho de conscientização […] o governo tem que cuidar, juntamente com os prefeitos, para garantir medicamentos para a população, não pode faltar medicamentos”, disse. “E também uma política para o social, garantir para a população vulnerável, pelo menos o direito a alimentação, do botijão de gás, governador poderia criar um programa social”, completou.