Foram sete dias cheios de aprendizados e troca de experiências, que serão levados por toda a vida. O intercâmbio passou por três capitais europeias e na agenda momentos especiais com passagens pelo Parlamento Europeu, em Bruxelas, visita à Fundação da Juventude, em Lisboa, passeio no Camp Nou e interações com estudantes catalães, em Barcelona.

Inédita, a iniciativa foi desenvolvida pela Demà by Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) e faz parte do programa Aprendiz do Futuro, do Governo de Goiás. Por meio de parcerias com empresas públicas e privadas e órgãos públicos, o projeto promove ações de socioaprendizagem em todo o Brasil, contribuindo para que milhares de jovens comecem a trajetória profissional.

A série de experiências internacionais são importantes para preparar o futuro dos jovens, que aproveitaram cada momento no velho continente e retornam ao Brasil cheio de expectativa. Giovanna da Silva, por exemplo, desembarcou celebrando a participação na iniciativa.

“Foi uma jornada transformadora. Ampliamos nossos horizontes e adquirimos conhecimentos que vamos colocar em prática tanto em nossa vida pessoal como na profissional”, revelou.

De volta ao Brasil, os jovens têm pela frente a missão de inspirar os estudantes a crescerem em suas vidas através do estudo e do trabalho.

“Nosso objetivo é atuar para empoderar os nossos jovens de hoje para construir um amanhã com oportunidades iguais para todos. Por isso, apostamos em ações efetivas para expandir o conhecimento e nada melhor do que um intercâmbio para que eles troquem experiências enriquecedoras que vão além das fronteiras. Queremos que o mundo olhe para os nossos jovens como verdadeiros agentes de transformação social”, explica Juan Carlos Moreno, CEO da Renapsi.

Aprendizados que agregam na fase inicial da carreira dos jovens brasileiros

A jornada em solo europeu tem apoio do Governo do Estado de Goiás. “É fundamental desenvolvermos estratégias aliem educação e preparação para o mercado de trabalho, levando em conta fatores como a desigualdade e a vulnerabilidade dos nossos jovens e de suas famílias. Iniciativas como esta contribuem para que cheguem ao mercado mais preparados diante dos desafios e das reais condições de competitividade. E é isso que o Aprendiz do Futuro faz”, afirmou a primeira-dama do estado de Goiás, Gracinha Caiado.

O superintendente da Secretaria da Criança, Adolescente e Juventude de Goiás (Sucaj), Ricardo Costa Gonçalves exalta os resultados deste trabalho. “Temos muito orgulho de estarmos junto com a Demà-Renapsi neste trabalho inédito. Com o programa Aprendiz do Futuro, estamos capacitando jovens e aperfeiçoando talentos, com estratégias que direcionam os jovens goianos no mercado de trabalho. Assim, contribuímos para reduzir significativamente a evasão escolar e multiplicar as oportunidades destes jovens. Essa viagem para a Europa, com certeza, está sendo um momento único na vida de todos eles”, avalia Ricardo.

A Renapsi é hoje a maior organização de aprendizagem do Brasil, atendendo mais de 25 mil aprendizes em 22 estados e no Distrito Federal (DF). Atuando há 30 anos no mercado, já preparou mais de 200 mil aprendizes.

Com mais de 350 educadores, psicólogos e assistentes sociais, o programa transforma jovens em situação de vulnerabilidade social, com metodologia de ensino que avalia e melhora as competências dos jovens do século XXI. São milhares de jovens como os doze estudantes que desembarcaram na Europa cheios de expectativas para viver uma experiência única e transformadora para suas vidas.

Leia mais: