Os 12 jovens estudantes goianos do programa Aprendiz do Futuro selecionados para o programa Embaixadores Demà já começaram suas odisseias rumo a cidade de Barcelona na Espanha.

O último compromisso ainda em terras tupiniquins foi nesta sexta-feira (11), onde receberam as últimas orientações antes de embarcarem em um ônibus com destino a Brasília, de onde parte o voo para Barcelona.

Uma das selecionadas é a estudante Giovanna José de 16 anos natural da cidade de Pilar de Goiás. Ela conta que tem o sonho de se tornar médica pediatra e que vê na viagem uma oportunidade de aprendizado e troca de culturas.

“Ainda parece que não caiu a ficha, vou viajar pela primeira vez de avião e tudo isso ainda é muito novo para mim. Mas a expectativa é a melhor possível, quero conhecer pessoas novas, a cultura, a culinária e tudo que nos for proporcionado”, disse a estudante.

Coração de mãe

Dona Geni é mãe da Giovanna e esteve com ela até os últimos momentos antes do embarque. Mesmo sabendo que vai sentir saudades da filha, ela se mostrou orgulhosa e confiante.

Giovanna José e sua mâe, Dona Geni. Foto: Sagres Online

“Estou muito orgulhosa e muito feliz. Minha expectativa é que ela aproveite esta oportunidade de forma muito positiva, trazendo para ela mesma uma ampliação de conhecimentos. Tenho certeza que com essa viagem ela vai se capacitar cada vez mais para ter um futuro melhor”, revela Dona Geni.

A estudante Lara Szalek de 15 anos é a mais nova da comitiva. Ela também esteve acompanhada da mãe, Luciana, antes do embarque. Para ela, a viagem será de grande valia para seu futuro profissional.

A mamãe Luciana e a estudante Lara Szalek. Foto: Sagres Online.

“Estou muito animada, a expectativa é muito alta, vou conhecer um outro país, outra cultura bem diferentes do meu habitual. Além da experiência da viagem em si, tenho certeza que essa oportunidade vai ser muito importante para meu futuro profissional”, disse a caçula da turma.

Idioma novo

Para facilitar a comunicação e a interação com os estudantes espanhóis, a os estudantes goianos tiveram aulas de espanhol com a professora Dirien Fernandez, que também faz parte comitiva. Segundo ela, os alunos se desenvolveram e adaptaram bem ao novo idioma.

A professora de espanhol Dirien Fernandez. Foto: Sagres Online

“Tivemos uma aula expositiva falando mais sobre a cultura do país, sobre Barcelona e a região da Catalunha. Depois tivemos um super aulão do idioma espanhol, onde falamos sobre algumas frases básicas, cores, nomes de alimentos. Eles foram comportados e demostraram muito interesse e prestando muita atenção”, revela a professora.

Roteiro internacional

A diretora educacional da Renapsi em Goiânia, Rayane Monteiro, é outra que vai pra Barcelona. Ela deu detalhes de como será a logística e o cronograma na Espanha.

Diretora Educacional da Renapsi, Rayane Monteiro deu detalhes da viagem. Foto: Sagres Online

“Chegamos amanhã em Barcelona, por volta de 10h da manhã, onde seremos recepcionados por 12 jovens espanhóis que vão acompanhar o nosso grupo. Vamos fazer uma visita ao centro de Barcelona, visitar a catedral Sagrada Família, alguns parques e museus. Na quarta-feira, dia 16, o grupo segue para Lisboa onde vamos visitar o Centro da Juventude e outros centros culturais. Na sexta-feira ,18, retornamos para o Brasil”, conta Rayane.

Importância da aprendizagem

O diretor-geral da Demà Renapsi, Juan Carlos Moreno, destacou a importância da aprendizagem profissional para os jovens brasileiros. O país, tem uma das maiores populações de jovens que não estudam e também não trabalham.

Diretor-geral

“É importante ressaltar que estamos diante situações muito importantes no Brasil. O país tem mais de 35% de jovens de 18 a 24 anos são chamados de “nem-nem”, ou seja nem estudam e nem trabalham. Diante dessa situação, queremos mandar para os jovens mundo uma mensagem de esperança, de que por meio da aprendizagem profissional o jovem pode buscar um futuro melhor”, ressalta o diretor.

Aprendiz do Futuro

Os jovens Embaixadores Demà fazem parte do programa Aprendiz do Futuro. O programa atende mais de 6 mil e 200 jovens estudantes em situação de vulnerabilidade aqui em Goiás. Por meio do programa os jovens estão empregados, têm formação e qualificação técnico-profissional.

Responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás na comitiva, a gerente de Políticas Públicas para a Juventude, Cejanne Gonçalves, afirma que mais do que a oportunidade de conhecer outro país, o programa visa garantir um futuro melhor para os jovens de Goiás.

Cejanne Gonçalves é gerente de Políticas Públicas para a Juventude de Goiás. Foto: Sagres Online.

“O programa Aprendiz do Futuro busca direcionar os jovens goianos no mercado de trabalho, diminuindo a evasão escolar e possibilitando que eles contribuam com a renda familiar. Essa viagem para a Europa, com certeza, será uma virada na vida deles, conhecendo outra cultura, o que será uma experiência de grande importância para todos eles”, afirma a gerente.

Confira a programação completa dos jovens na Europa:

Dia 12: 

  • Visita cultural em Barcelona com colaboradores da Fundesplai e o grupo de jovens da Catalunha
  • Espetáculo de cultura tradicional catalã
  • Jantar e atividades tradicionais no el Clot

Dia 13: 

  • Turismo histórico-cultural em Barcelona
  • Visita ao Parc Guell
  • Visita ao bairro gótico
  • Visita ao Templo da Sagrada Família
  • Passeio por Las Ramblas

Dia 14:

  • Visita e entrevista ao jornal local Diari ARA
  • Visita ao prefeito de El Prat de Llobregat
  • Ida ao Centro de Formação FP Martorell
  • Jantar entre a delegação brasileira e catalã

Dia 15:

  • Visita a exposição Smart City 
  • Visita ao Camp Nou e ao Museu do Barça
  • Visita e almoço na Escola Cervantes

Dia 16:

  • Jovens embaixadores partem para Lisboa e a comitiva se desloca para Bruxelas
  • Jantar de gala no Théâtre du Vaudeville
  • Apresentação do Demà Jovem

Dia 17:

  • Apresentação do projeto ao Parlamento Europeu
  • Visita a Bruxelas e partida para Lisboa
  • Agenda de turismo e visitas em Lisboa
  • Visita a Fundação da Juventude

Leia mais: