Os 12 Jovens Embaixadores Demà, selecionados a partir do Programa Aprendiz do Futuro, tiveram compromisso, na tarde desta terça-feira (1º), em Goiânia, quando visitaram o Palácio das Esmeraldas e conversaram com a primeira-dama do Estado, Garcinha Caiado. O compromisso faz parte de uma série de agendas e encontros antes da viagem programada para o próximo dia 11 de novembro, onde seguirão para Barcelona-ESP, Lisboa-PT e Bruxelas-BEL. Assista à reportagem de Palloma Rabêllo a seguir
Nestas cidades, os embaixadores, além do intercâmbio cultural na Europa, terão encontros com jovens catalães, eventos culturais, passeios turísticos (Sagrada Familia e Camp Nou), vista ao Parlamento Europeu, encontro com lideranças políticas da Catalunha, veículos de comunicação, dentre outras atividades, com o objetivo de fomentar, divulgar e fortalecer a implantação do programa de aprendizagem em toda a Europa.
“Eu nunca tinha vindo aqui, nunca passou pela minha cabeça que eu conheceria o Palácio das Esmeraldas. Eu falei para minha mãe: ‘Mãe, não acredito que a gente vai entrar aqui'”, contou a estudante Allana Vitória Ferreira. “Quando eu cheguei no jardim eu estava chorando, imaginando que eu realizei um sonho, ao estar vivendo tudo isso”, continuou.
Gracinha Caiado destacou a importância do programa para os estudantes e que foi possível “ver na ‘carinha’ dos jovens a alegria de conhecer um pouco da história de Goiás”. “Eu amo esse programa porque dá oportunidade para todos esses jovens. Hoje são 6.250 estudantes que fazem parte. Sem dúvida nenhuma, esses 12 que ganharam [o intercâmbio] têm um futuro promissor”, declarou a primeira-dama.
Dentre os 12 embaixadores, cinco moram em Goiânia e sete em municípios do interior de Goiás. Guilherme Henrique Guimarães de Oliveira, por exemplo, mora em Goianésia. Para ele, é fundamental ter contato com a cultura e a história política de Goiás. “Antes mesmo de ir para o exterior, temos que conhecer o nosso próprio país, nosso próprio estado, porque eles também têm grandes frutos para mostrar para nós”, afirmou.
A estudante Geovana José da Silva, em sintonia com Guilherme, também manifestou a vontade de conhecer mais sobre Goiás. “Se nós formos goianos e não conhecermos a própria história, qual o sentido? Então, para a gente conhecer outro país, primeiro a gente tem que reconhecer Goiás”, declarou.
Presente na visita, o secretário de Desenvolvimento Social de Goiás, Wellington Matos de Lima, salientou o quanto a primeira-dama e o governador Ronaldo Caiado dão prioridade para a educação e o Programa Aprendiz do Futuro. “Fizeram questão de trazê-los aqui e mostrar a casa, para dizer que eles estão juntos com esses jovens”.
Antes da viagem, os embaixadores ainda têm alguns compromisso em Goiânia, como aulas de espanhol e um encontro online, na próxima semana, com jovens aprendizes da Espanha, com quem, posteriormente, os Embaixadores Demà se encontrarão presencialmente em Barcelona.
Para a viagem, os jovens não escondem, estão ansiosos, como contou Allana dos Santos. “Expectativa está a mil, já é semana que vem. Estou ansiosa para o que eu vou conhecer lá”, relatou.
Leia mais: