Dois alunos da rede estadual de ensino de Goiás estão entre os 50 selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2023, de iniciativa do governo norte-americano que leva estudantes de ensino médio de todas as partes do Brasil para um intercâmbio de três semana nos Estados Unidos.

Jean Pereira dos Santos, de 17 anos, é da comunidade quilombola Kalunga de Cavalcante, no Nordeste do estado. Ele estuda no Colégio Estadual Calunga I – Extensão Joselina Francisco Maia da Comunidade Quilombola Kalunga Engenho 2, que fica a 30 quilômetros de Cavalcante.

O jovem conta que o processo seletivo foi bem difícil, mas que a sensação de ter sido selecionado para o programa é a melhor possível.

“É uma sensação de conquista, algo que para nós, que somos de uma comunidade quilombola tão pequena, longe de tudo, é sinônimo de vitória. Aqui tudo é muito difícil, são poucas as oportunidades. Para tentar algo melhor é preciso ir para fora, sair da comunidade”, diz Jean.

Inglês

Outro grande desafio enfrentado pelo estudante foi o ensino da Língua Inglesa. Jean explica que teve de aprender a lingua e, que depois de muito esforço, conseguiu passar em todas as etapas do processo.

“Participar deste programa está sendo uma experiência incrível, foi um processo seletivo muito extenso, com várias provas, apresentação de documentos, mas que no final valeu muito a pena. A prova escrita requer a sua opinião sobre determinados assuntos e teve de ser feita toda em inglês. Depois ainda tem a prova oral, onde avaliam a nossa capacidade de se comunicar em inglês, o que pra mim foi um grande desafio”, revela o estudante.

Já Sérgio Pereira de Andrade Filho, natural de Goianésia, município que fica no Vale do São Patrício, região Central de Goiás. Aos 18 anos, Sérgio estuda no Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG) José Carrijo. Ele disse que quando soube do resultado da seleção sua primeira reação foi não acreditar.

“No primeiro momento eu fiquei muito surpreso, quase não acreditei e até agora parece que a ficha não caiu ainda. É a realização de um sonho, resultado de muito estudo e dedicação. Estou muito feliz”, conta o jovem estudante.

Leia mais: Jovens goianos vão para Barcelona em intercâmbio Embaixadores Demà

Sérgio destaca que ficou sabendo do programa por meio da sua professora de Inglês. Para ele, a expectativa de conhecer outro país e outra cultura é a melhor possível. “Sabemos que vamos conhecer a capital dos EUA, mas ainda não fomos informados do restante do roteiro”, afirma.

Conheça o projeto

O programa Jovens Embaixadores busca estudantes da rede pública de ensino que pensam criativamente para desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade.

A programação completa do programa acontecerá de 10 a 29 de janeiro de 2023. Em um primeiro momento, eles passarão por uma orientação pré-partida e entrevista de visto em Brasília. No dia 13 de janeiro, eles embarcarão para a capital dos EUA, Washington, D.C.

Em seguida, serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades, onde participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano, visitarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil.

Leia mais: