(Foto: Sagres On) 

Na última terça-feira (12), a Câmara Municipal teve caras novas. Ao invés dos 35 vereadores eleitos, foram 35 estudantes. Os jovens são do ensino médio de onze escolas públicas, federais e particulares de Goiânia. Isso aconteceu por conta do projeto Politizar Goiânia, que é uma parceira da Universidade Federal de Goiás (UFG) com a Câmara Municipal.  

O Politizar Goiânia é um projeto de Extensão da UFG. A intenção é aproximar os jovens da prática política e tornar-se protagonistas responsáveis pelo presente e futuro da sociedade. A coordenadora do projeto pela UFG, Laís Forti Thomaz, fala sobre a iniciativa.  

“A maioria deles vai votar pela primeira vez no ano que vem, essa experiência aqui com certeza vai ajudá-los bastante na hora da escolha”, afirma.  

 Os estudantes puderam conversar com vereadores e conferir o funcionamento de uma sessão ordinária.  Sentado na cadeira de um vereador, o aluno Haynan Sousa Arantes, de 17 anos, disse que esta foi uma experiência bastante inspiradora. 

 “Está surgindo uma nova geração de líderes, e é preciso que eles ocupem todos os lugares da sociedade, como o parlamento”, diz. 

Seleção e formação dos alunos 

Os autores das melhores redações com o tema “A importância da participação da juventude na política” foram selecionados para participar do projeto. Nesta semana eles vão participar de treinamento e palestras para aprender o papel do vereador, os trâmites de um projeto de lei e ainda vão participar de um workshop sobre elaboração de um projeto de lei. Depois disso, os jovens terão prazo para preparar e propor um projeto. O estudante Hugo Fernando, de 17 anos, conta seu projeto.  

“Quero propor que política seja um assunto discutido com frequência nas escolas, talvez que vire uma disciplina do currículo”, diz simulação. 

Dos dias 4 a 7 de dezembro acontece de fato a simulação. Os jovens vereadores irão tomar posse, compor comissões temáticas, as mesmas que já existem na Câmara, propor projetos de lei voltados a Goiânia, discuti-los no plenário e defender a aprovação desses projetos na tribuna.  

Além disso também vão participar de audiências públicas. O presidente da Câmara, Romário Policarpo, disse que essa aproximação com a juventude tem tudo a ver com a política e acha que isso vai ter muito reflexo na formação de uma nova geração de líderes. 

“Eu tenho certeza de que muitos dos projetos de lei que os estudantes vão propor serão aproveitados por nós e de fato virarão lei”.   

O projeto Politizar Goiânia foi inspirado num outro convênio que a UFG tem com a Assembleia Legislativa, que já está na 4ª edição. Mas na Assembleia, o projeto é realizado com estudantes universitários.

Confira matéria completa 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/BzxGT71x3aE” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}