Já chegamos me meado de janeiro de 2014 e o Campeonato Brasileiro de 2013, que teve a última rodada no dia oito de dezembro, ainda não teve fim. Com a decisão do STJD, de julgar uma infração à lei desportiva de Portuguesa e Flamengo e condenar as equipe com a perda de 4 pontos, a zona de rebaixamento foi alterada, livrando o Fluminense da 2° divisão e colocando a Portuguesa no Z-4.

Dando continuidade à polêmica, vários torcedores da Lusa entraram na Justiça Comum contra a ação da CBF, que denunciou a escalação irregular do meia Héverton, e contra a decisão do STJD. E nesta sexta-feira (10) o juiz Marcello do Amaral Perino, da 42° Vara cível de São Paulo, concedeu uma liminar aos clubes da Portuguesa e do Flamengo, em que anula a decisão do STJD e devolve aos times os quatro pontos perdidos. Com isso, o Fluminense volta a ser o 17° colocação com 46 pontos e é rebaixado temporariamente para a Série B.

O autor da ação, torcedor da Lusa e advogado, Daniel Neves, explicou em entrevista à ESPN o processo que resolveu abrir: “Entramos com a ação hoje (sexta-feira) e pedimos para que o juiz do processo do Flamengo fosse o mesmo para o nosso caso. Todas as ações que estão acontecendo, tanto da Portuguesa quanto do Flamengo, têm os mesmos fundamentos. Esse pedido que fizemos é para evitar que haja decisões contraditórias na Justiça. A nossa solicitação foi aceita e vamos dormir na Série A”, explicou o advogado.

Mas a decisão está longe de ser definitiva. Com o processo tramitando nos Tribunais de Justiça Comum a qualquer momento a situação pode sofrer novas reviravoltas. Assim, Portuguesa e Fluminense (maiores interessados na questão) e todo o resto do Brasil seguem sem saber como será a temporada de 2014 para o futebol brasileiro.