Por determinação da Justiça Federal, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) terá que fechar todos os cursos de graduação e pós-graduação que são ministrados em Goiás. A instituição de ensino cearense está irregular no Estado há mais de 10 anos, pois segundo a decisão, são oferecidos cursos que não são autorizados pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO).
A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF-GO). O juiz da 2ª Vara da Justiça Federal acatou parte das solicitações do órgão. Com o objetivo de não prejudicar os alunos, a Justiça permitiu que os alunos de graduação e pós-graduação concluam os cursos iniciados antes da data em que o MPF-GO impetrou com a ação – setembro de 2009.
Além de Goiânia, a UVA oferece cerca de 2,2 mil vagas nos cursos de graduação em Anápolis, Uruaçu, Abadiânia, Alexânia, Cezarina e Jataí.
Em Goiás, a UVA trabalha em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Educação e Cultura Cristo Rei (Idec) e a Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Faespe).