Com informações do repórter Jerônimo Junio

O governador Marconi Perillo (PSDB-GO) participou nesta quinta-feira (12) da abertura do programa Ação Cidadã, na comunidade Kalunga do Engenho II, no município de Cavalcante, a 513 km de Goiânia, no nordeste do estado.

Moradores de seis municípios, que receberão vários serviços durante os dois dias do evento, foram beneficiados com programas sociais entregues pelo governo estadual. Eles receberam passaportes do idoso, passes livres do deficiente e 184 Cheques Mais Moradia, modalidade reforma, para a população de Alto Paraíso, Cavalcante, Flores de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Niquelândia e Teresina de Goiás.

Outros 116 cheques, que somam R$ 348 mil, já estão emitidos, e vão aguardar que os beneficiados preparem a documentação necessária. As comunidades receberam também cinco canoas e três motores, que foram entregues à Associação dos  Kalungas.

O município de Cavalcante recebeu um cheque no valor de R$ 125.400,00 que será utilizado para comprar 12 motos para os agentes de saúde. Marconi Perillo anunciou que o programa de benefícios e assistência à comunidade Kalunga será realizado de três em três meses.

“Nos nossos governos, desde 2003, começaram a atender os Kalungas trazendo energia elétrica, escolas e agora, a partir desse último governo, nós começamos uma ação efetiva para atender as comunidades”, afirma.

O deputado estadual Marlúcio Pereira (PSB) também prestigiou o evento. O parlamentar destacou, emocionado, os benefícios que chegaram à comunidade quilombola, e relatou as dificuldades vividas pelos Kalungas.

“É emocionante falar sobre isso. Aqui tinha um tempo em que as pessoas lavavam a roupa no próprio corpo porque não tinham outra. Depois que o governador Marconi assumiu o governo de Goiás, ele deu uma atenção especial para esta comunidade. A gente fica satisfeito de ver essa comunidade que faz parte da nossa história, do país e de Goiás”, ressalta Marlúcio.

Participaram todas as secretarias do governo, além do Detran e da Iquego, que está distribuindo medicamentos fabricados pela autarquia. O Tribunal de Justiça também participou da Ação Cidadã, disponibilizando aos interessados instruções jurídicas para o reconhecimento de paternidade.

Impeachment de Dilma

O governador Marconi Perillo também comentou sobre o afastamento da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que teve o parecer aprovado no Senado pelo placar de 55 a 22 no início da manhã desta quinta-feira, após mais de 20 horas de sessão plenária. O tucano acredita que a partir desta decisão, as crises política e econômica do país devem passar, e fez ressalvas ao novo Ministro da Fazenda.

“O que nos anima agora é que pelo menos a crise política vai cessar, pelo menos nos próximos seis meses. Com a crise política mais amenizada nós vamos começar a resolver a crise econômica. Em relação à crise econômica, nós teremos um homem muito experiente no comando da economia que é Henrique Meirelles, e que para nossa alegria é goiano”, ressalta.  

kalungas