A Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (SEGPLAN) tem oficialmente um novo titular: tomou posse o deputado federal licenciado Leonardo Vilela (PSDB), que chefiava a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). O então secretário, Giuseppe Vecci (PSDB) deixou a pasta para se candidatar a deputado federal na eleição de outubro.
Leonardo assume a Segplan com a intenção de manter o trabalho já realizado, com foco no Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), que envolve várias áreas da administração. Um desafio, segundo ele, é o atendimento das demandas do Governo e, ao mesmo tempo, cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. A legislação é um impedimento para, por exemplo, a realização de novos concursos públicos.
Sobre uma área crítica, a de Segurança Pública, Leonardo afirma que a falta de policiais têm sido resolvida graças à criatividade na gestão. “Essa é a grande questão do governo, e nós estamos atento a isto. Eu posso adiantar que nós vamos ter até fevereiro ou março mais de 5 mil novos policiais nas ruas. Isso mostra que com criatividade e priorizando essa situação nós estamos conseguindo reverter essas situações. A segurança é uma prioridade do governo Marconi Perillo,” diz.
Outra medida a ser liderada pela Secretaria de Planejamento é a exoneração de 3,3 mil servidores comissionados, prevista na Reforma Administrativa, que foi aprovada no fim de 2013 pela Assembleia Legislativa. A lei determinava o corte de 1,1 mil em dezembro, o que não aconteceu.
Leonardo Vilela explica que nem um cronograma foi estabelecido, mas que as demissões serão realizadas ainda no início do ano. “Nós estamos aguardando a definição dos critérios que serão definidos pelo governador e pela equipe política. Nós estamos prontos para efetuar a parte operacional aqui na Segplan,” garante.
O ex-secretário, Giuseppe Vecci, esteve na cerimônia de posse de Leonardo Vilela, mas preferiu não conceder entrevistas.