A Secretaria Legislativa da prefeitura de Goiânia é cargo do gabinete do prefeito, Paulo Garcia (PT), que tem a função específica de mediar as relações entre o Paço Municipal e a Câmara Municipal de Goiânia. Algumas determinações fazem parte da atuação do vereador licenciado Charles Bento (PRTB), que ocupa o posto, como encaminhar votações junto à líder do governo na Casa, vereadora Célia Valadão (PMDB).

No entanto, o trabalho de Charles não foi suficiente para evitar derrotas e desgastes da prefeitura na Câmara. O projeto de revisão da Planta de Valores, que aumentava a cobrança do IPTU, por exemplo, foi rejeitado pelo Plenário. Inclusive com votos de parlamentares da base, apesar da orientação de Célia Valadão.

Charles Bento garante que esteve presente durante a votação e que fez o que estava a seu alcance. Segundo ele, o que faltou foi uma maior composição política por parte do próprio Paço Municipal. “Eu estive presente. Eu não fiquei lá dentro do plenário. O que eu tinha que fazer eu fiz, agora o resto tinha que ser resolvido aqui no Paço. Eu pedi aos vereadores que aprovassem os projetos, mas como todos eles tem o livre arbítrio temos que respeitar isso, e o Paço talvez não tenha buscado uma composição maior em sua base,” aponta.

O secretário Legislativo da prefeitura, Charles Bento, ainda revela que os vereadores da base têm mostrado insatisfação com a atuação de alguns secretários municipais. “Algumas contrariedades com alguns secretários. Isto houve. Reclamações de que alguns secretários estariam dificultando o atendimento. Mas isto está sendo resolvido para que 2014 seja bem melhor,” deseja.

O prefeito, Paulo Garcia, já tem praticamente prontas as mudanças que serão executadas no secretariado. A reforma deve ser anunciada em uma reunião já marcada para a próxima segunda-feira, dia 6 de janeiro, no Paço Municipal.