O mundo digital nos oferece enormes benefícios com ferramentas e funções que facilitam o dia a dia do ser humano. Mas junto das inovações tecnológicas surge a necessidade de se aprender e operar tantos aparatos eletrônicos. Logo, quando falamos em educação digital e em preparar os estudantes para o futuro, é inevitável considerar o letramento digital nas escolas.
O que é?
O letramento digital é a capacidade de utilizar, pesquisar, compartilhar e criar conteúdo usando recursos on-line que temos atualmente, incluindo sites, mídias sociais, vídeos e plataformas. Traçando um paralelo com a alfabetização formal das crianças, é a prática na qual elas aprendem a ler, escrever e se comunicar corretamente em ambientes digitais.
Também conhecida como alfabetização digital, as habilidades trabalhadas dentro desse conceito promovem o aprendizado do estudante, fornecendo uma base para que ele utilize ferramentas digitais de forma eficaz no seu processo de alfabetização.
Importância
O letramento digital desenvolve as habilidades necessárias para viver, aprender e trabalhar em uma sociedade em que a comunicação e o acesso à informação são realizados em sua maioria por meio de tecnologias digitais, como plataformas on-line, mídias sociais e dispositivos móveis.
Entretanto, é válido entender também que, dentro do letramento digital, é essencial desenvolver as habilidades de pensamento crítico dos estudantes. Afinal, eles serão confrontados com uma quantidade enorme de informações de diversas fontes, então é necessário saber pesquisar e separar as informações reais e embasadas das demais.
O que diz a lei?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz em suas diretrizes que a Tecnologia Educacional é fundamental para as novas práticas pedagógicas e deve ser implementada em todas as escolas.
Além disso, a BNCC faz referência às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que correspondem a um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de maneira integrada por meio da inteligência artificial, robótica, telecomunicações, dentre outras.

A base curricular também traz em suas diretrizes que o letramento digital precisa ser trabalhado desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, com o objetivo de desenvolver as reflexões a respeito da computação na educação básica e ampliar o uso de tecnologia na aprendizagem.
Por isso, os gestores educacionais, coordenadores e professores devem buscar orientações e recursos para a aplicação de práticas de letramento digital. Apostar em ferramentas educacionais especializados em desenvolver a alfabetização tecnológica nos alunos é um dos caminhos mais assertivos para que a escola atenda às diretrizes da BNCC e também prepare seus estudantes para atuarem de forma consciente nos ambientes digitais.
Leia mais: