Foi publicado na noite desta terça-feira (15), decreto que autoriza o funcionamento de clubes recreativos e escolinhas de iniciação esportiva para alunos acima de 12 anos, além de cursos livres. A medida foi tomada pelo gabinete de Gestão de Crise da Covid-19, em Goiânia.

Segundo a prefeitura da capital, a decisão leva em conta realidade epidemiológica da cidade, além do impacto econômico e na saúde física e mental dos envolvidos nos segmentos autorizados.

A reabertura dos clubes recreativos somente fica permitida para as atividades que já estão autorizadas a funcionar fora daqueles ambientes, como academias, quadras poliesportivas, bares, restaurantes e outras autorizadas. O uso de piscinas não foi mencionado no decreto.

As escolinhas de iniciação esportiva também são frequentadas por pequenos grupos de alunos simultaneamente e oferecem atividades de grande valia psicológica e física.

Segundo o decreto, os cursos profissionalizantes de capacitação (cursos livres) são frequentados por pequenos grupos de alunos simultaneamente que estão com grande demanda reprimida, já que são importante ferramenta para reinserção no mercado de trabalho.

O decreto indica que as “mencionadas atividades representam baixo reflexo no uso de transporte público coletivo e encontram-se em situação de colapso econômico. As atividades estão suspensas por mais cinco meses, o que gera a necessidade premente de demissões e possível insolvência.